Algumas mães dão a vida por seus filhos. Outras invadem até o sistema escolar para aumentar a nota de suas crianças. A americana Catherine Venusto fez isso mesmo. Ela hackeou a plataforma online da Northwestern Lehigh School.
Segundo o The Morning Call, Venusto é mãe de dois alunos e foi funcionária administrativa da escola de 2008 até 2010. Para a invasão, ela usou seus conhecimentos prévios do sistema, a senha da diretora e de outros nove funcionários.
O principal motivo para a execução do cibercrime foi o fato de sua filha não ter passado em uma prova de química por ausência devido a problemas de saúde. Ela também alterou o percentual das notas de matemática do seu filho de 98% para 99%. No total, foram 110 acessos ao sistema com a senha da diretora.
Depois das mudanças, a diretora do colégio, Mary Ann Wright, foi questionada sobre as mudanças com o seu login. Como ela negou ter feito as alterações, começaram a investigar o caso. Então, eles descobriram que apena duas notas foram alteradas, as dos filhos de Venusto. Assim, eles descobriram a autoria do crime.
Venusto admitiu ter mudado as notas, mas alegou que suas ações eram antiéticas, mas não ilegais. Ela foi liberada após pagar US$ 30 mil de fiança. Mas terá que responder legalmente por acusações de uso ilegal de computadores, invasão de sistema e alteração de dados.