CORRUPÇÃO - STJ suspende ação de busca e apreensão da PF na Odebrecht

CORRUPÇÃO E FRAUDE - STJ suspende ação de busca e apreensão da PF na Odebrecht

CORRUPÇÃO - STJ suspende ação de busca e apreensão da PF na Odebrecht

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Napoleão Nunes Maia Filho suspendeu operação de busca e apreensão de documentos e equipamentos na Construtora Norberto Odebrecht. A ação havia sido determinada pela Justiça Federal em Brasília e seria feita pela Polícia Federal.
 
A Folha publicou no último dia 12 que a PF prepara busca e apreensão nas sedes de algumas das maiores empreiteiras do país e também nas casas de seus executivos.
 
As construtoras OAS, Camargo Corrêa, Odebrecht, Nielsen, Queiroz Galvão e Gautama são investigadas por suposta fraude a licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva. Os crimes teriam sido cometidos na execução de obras nos aeroportos de Guarulhos (SP), Vitória (ES) e Campo Grande (MS).
 
A decisão de Maia Filho, de sexta-feira passada, foi publicada ontem no site do tribunal.
 
Para impedir a busca e apreensão, a Odebrecht já havia entrado com mandado de segurança no Tribunal Regional Federal em Brasília, mas o pedido foi rejeitado. Com isso, a empreiteira recorreu ao STJ.
 
"Afigura-se cabível sustar a execução das medidas de busca e apreensão, mas por tempo limitado, enquanto se colhe parecer do Ministério Público Federal sobre este caso", afirmou o ministro em sua decisão.
 
Para Maia Filho, as divulgações de informações sobre a operação "são claramente nocivas à própria investigação".
 
A Folha apurou que a PF, o Ministério Público Federal e a Justiça souberam que informações sobre a operação vazaram para alguns investigados.
 

Conforme o ministro, o "nível incipiente da atividade investigatória não ensejaria a formação de qualquer convicção", pois o Tribunal de Contas da União, órgão "competente para detectar irregularidade em casos como o da espécie, ainda não se pronunciou".

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS