*Os militares da Força Nacional de Segurança passaram esta segunda-feira no quartel-general do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), em Laranjeiras, zona sul da cidade. Eles tiveram aulas teóricas sobre a estrutura do tráfico no Rio e aulas práticas com noções de combate em áreas urbanas.
*A tropa chegou ao Rio no sábado à tarde. São 200 policiais militares, que vieram de vários estados do Brasil. O treinamento deles vai durar quatro semanas.
*Nesta terça-feira, os homens da Força Nacional de Segurança terão uma aula prática de tiro e, na quinta-feira, fazem a primeira simulação de combate em área urbana. Será na comunidade Tavares Bastos, no Catete, lugar que é usado nos treinamentos do Bope.
* ?O treinamento vai ser o mais próximo da realidade que o Bope colhe todos os dias nos confrontos com os marginais da lei na nossa cidade. Esses ensinamentos, com certeza, irão fundamentar uma atuação desta tropa em qualquer lugar do Brasil?, ressaltou o coronel Aristeu Leonardo, relações-públicas da Polícia Militar.
*Outros 400 militares da Força Nacional de Segurança chegam ao Rio nos próximos meses, também para treinamento no Bope e ações de combate ao tráfico.
*Os secretários Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Correa, e de Segurança Pública do Rio, Marcelo Itagiba, afirmaram que, durante o período de treinamento, os profissionais só serão utilizados em operações policiais se houver alguma situação de emergência. Após o treinamento, todos voltarão para os seus estados e só passarão a atuar na Força Nacional em alguma ocasião de conflito.
*Os policiais que chegaram ao Rio no sábado passado receberam em Brasília treinamento da Academia Nacional da Polícia Federal. Entre eles estão 16 bombeiros e 14 policiais femininas. O grupo ficará no Rio por um mês e, depois desse período, mais 200 policiais serão capacitados.