Governo federal libera licença de instalação do gasoduto Urucu-Porto Velho

Governo federal libera licença de instalação do gasoduto Urucu-Porto Velho

Governo federal libera licença de instalação do gasoduto Urucu-Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Durante visita ontem à Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental do Ibama, em Brasília, a senadora Fátima Cleide foi informada pelo diretor Luiz Felippe de que a licença de instalação para todo o trecho do empreendimento Gasoduto Urucu-Porto Velho está autorizada pelo governo Lula. O presidente do órgão, Marcus Barros, assinou documento que concede a licença à empresa TNG Participações Ltda. A senadora esteve no órgão com o superintendente do Ibama em Rondônia, Osvaldo Pittaluga, quando diversos outros assuntos foram tratados. *“Este é um passo significativo para mudar o panorama de produção de energia em nossa região. Com esta obra, aliada às hidrelétricas do Madeira, deveremos definitivamente encerrar o ciclo de uso do óleo diesel na Amazônia, ambientalmente danoso e socialmente caro”, afirmou a senadora Fátima. *Segundo a senadora, a Licença de Instalação concedida para as obras do gasoduto comprova o empenho do governo Lula em dar curso ao Plano de Ampliação da Malha de Dutos no País. *“É evidente que um projeto como este não sai de uma hora para outra. O importante é que a decisão governamental existe, e todos os obstáculos têm sido superados. Na questão ambiental o Ibama está de parabéns porque seus esforços têm sido na direção de mediar os interesses ambientais com o desenvolvimento do País. É tanto que, no governo Lula, o número de empreendimentos licenciados é superior à média do governo passado”, diz a senadora, referindo-se à recente estatística produzida pela Diretoria de Licenciamento e Qualidade. *O traçado do Gasoduto Urucu-Porto Velho compreende um trecho de 520 quilômetros, e se utilizará do gás natural da Bacia Petrolífera de Urucu, no rio Solimões, no Amazonas. *“O gás natural é um combustível limpo, mais barato, e a tecnologia empregada nos gasodutos tem enormes avanços. Precisamos superar esse ciclo de uso contínuo do óleo diesel, caro e poluente. Somente Porto Velho consome 40 milhões de litros de diesel por mês, e quem paga a conta são os consumidores, inclusive de outros Estados”, diz a senadora Fátima. *O superintendente do Ibama em Rondônia, Osvaldo Pittaluga, explica que em decorrência da criação da Floresta Nacional Balata-Tufari, no Amazonas, “de interesse estratégico para o setor de base florestal do País”, alguns ajustes foram necessários para se emitir a licença. *“Como um traçado do gasoduto pegou um pedaço da Floresta Nacional houve um ajuste emergencial para evitar danos ambientais, ficando de fora da área da unidade de conservação o canteiro de obras e alojamento. Além disso, o empreendedor está condicionado a trabalhar em conjunto com o Ibama no monitoramento e fiscalização durante a vida útil do empreendimento, conforme prevê convênio celebrado entre as partes”, afirma Pittaluga. *Com isso, segundo o superintendente, a TNG já está autorizada a iniciar as obras no interior da Flona, de forma concomitante com a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS