Acre - Padre é ameaçado através de carta e pedradas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
* O desconhecido chegou na Assembléia Legislativa por volta das 9h da manhã e perguntou aos seguranças onde o padre se encontrava. Não sendo autorizado a subir as escadas da casa, jogou uma pedra grande nas vidraças do plenário, deixando uma carta de ameaça para o padre.
*Padre Walmir registrou queixa no 1º Distrito Policial de Rio Branco ontem mesmo, deixando a versão original da carta e a pedra nas mãos do delegado Ari Régis, que está acompanhando as investigações sobre o caso.
*Em entrevista, o padre disse ontem que não tem inimigos e que só tem procurado fazer o bem a população acreana, desde que chegou ao Estado. Embora não tenha recebido nenhuma outra forma de intimidação, o padre informou que esta semana foi abordado por um desconhecido quando lanchava no Coelho Lanche, próximo ao 14 BIS, por volta das 20h. O homem procurava o telefone e o endereço residencial do padre. Desconfiado, o deputado desconversou e saiu do local. "Eu não entendi direito o que aquele cidadão queria, mas achei a sua conversa muito estranha", comentou.
*Padre Walmir passou a andar ontem com um segurança e espera que a polícia consiga capturar o homem que levou a carta à Aleac. O padre não vai cancelar compromissos por conta do ocorrido e afirma que acredita que Deus vai lhe conceder a vitória diante dos seus perseguidores. "Não sei quem está por detrás disso. Só sei que não deve ser nenhum evangélico, mas é alguém com algum problema de fanatismo religioso e político", disse Walmir.
*Padre Walmir passou o dia de ontem recebendo a solidariedade dos amigos deputados. Depois de vários telefonemas o padre ficou ainda mais certo de que poderá contar com o apoio político e pessoal de todos os amigos e autoridades do Estado.
*Sobre a carta
*Íntegra: A Lei de lá é a Estrela Real. Devolvam a pedra. Ela é do templo. Não ousem se apossarem como fazem com a nossa população. O atual Golias deve cair. Guarde deputado Walmir. Não se deve brincar com a estrela do Sr. Davi e se posar de Golias. Vocês, o salário... - o poder - Se arrependam pecadores. Não duvidem. Se arrependam. JB.
*Interpretação: A carta enviada ao padre Walmir trata-se de um texto onde o autor une fanatismo religioso ao político. Em suas frases, ele reporta-se a estrela real (que seria a estrela de Davi, um dos maiores reis de Israel), mas subentende-se ser a estrela do PT. Mais na frente, a frase "devolvam a pedra. Não ousem se apossarem como fazem com a nossa população. O atual Golias deve cair", passa a idéia de que o tal Golias (que, biblicamente foi o gigante derrotado pela rei Davi), pode ser o governador Jorge Viana. No final da correspondência ele escreve: "Se arrependam pecadores", reiterando a frase do profeta João Batista, escrita no Livro de Mateus, capítulo 3: "Se arrependam".
*Na opinião do padre, o problema dos seus "inimigos" é político e religioso, mas retrata uma insatisfação não apenas de uma pessoa, mas de um grupo
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!