Acre - Projeto Poronga forma mais 1.475 no Estado

Acre - Projeto Poronga forma mais 1.475 no Estado

Acre - Projeto Poronga forma mais 1.475 no Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A parceria entre o governo do Estado e a Fundação Roberto Marinho, que criou o Projeto "Poronga" no Estado há quatro anos, formou ontem mais 1.475 alunos. Com este número, o total de estudantes que puderam corrigir a distor-ção entre a idade-série já é de 5.476. A média de aprovação do curso é de mais de 98%, o que anima os parceiros do programa a buscar sua intensificação porque a distorção no Estado, que já foi de 54%, ainda continua na casa dos 30%.

*A entrega dos certificados ocorreu ontem à tarde no Ginásio de Esportes do Sesi, no Conjunto Manuel Julião, sob muita emoção, como era o caso de Marcilene Barros de Oliveira, nos seus 15 anos e um bebê de colo de apenas um mês, estudante da escola "Henrique Lima", no bairro Calafate. "Tenho quatro irmãs. Sou a mais nova e fiz algumas bobagens e fiquei muito sem estudar, mas com este projeto, graças a Deus, vou poder correr contra o tempo perdido para poder dar ao meu filho tudo aquilo que não tive", disse.

*Correr contra o tempo, vencer barreiras, lutar contra o atraso. É este o objetivo do programa, uma iniciativa do governo do Estado em parceria com a Fundação "Roberto Marinho", que adotou o telecurso 2000 buscando diminuir os índices de defasagem entre a idade e a série de estudo do aluno, um problema que atinge todo o país. Apesar de vir conquistando importantes vitórias na área educacional e de oferecer vagas no ensino fundamental e médio para milhões de crianças e jovens, o Brasil ainda é castigados por esses índices de distorção entre a idade-série do estudante. O atraso é um dos principais fatores para a repetência, o desestímulo e a conseqüente evasão da escola.

*Há quatro anos, quando o programa foi criado, o índice de distorção no Estado era de 54%. Graças ao programa, que com os alunos formados ontem chega ao total 5.476 estudantes, esse índice caiu para 32%, informa a coordenadora geral do "Poronga", Emilly Amaral. "O ideal é que o aluno conclua o ensino fundamental e o ensino médio até os 18 anos de idade. Se, aos 11 anos, eles estiver estudando ainda o equivalente à antiga 5ª série, este aluno já está atrasado. E isso que o programa visa corrigir, com a clientela de 14 a 18 anos", explica a professora. "Aquele aluno que por uma razão ou outra parou de estudar, com este programa tem a oportunidade de, em um ano, retomar os estudos e concluir o ensino fundamental neste período", acrescentou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS