PT sofre debandada com saída de ao menos 100 filiados

PT sofre debandada com saída de ao menos 100 filiados

PT sofre debandada com saída de ao menos 100 filiados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Filiados do PT realizaram no sábado um ato no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre (RS), para anunciar a desfiliação de ao menos 100 pessoas do partido. Assinaram o manifesto sindicalistas, dirigentes do partido e economistas históricos do PT. O vereador Carlos Giannazzi (PT), que está sofrendo um novo processo de expulsão, compareceu ao encontro para prestar solidariedade.

*Segundo o economista Plínio de Arruda Sampaio Júnior, um dos nomes mais conhecidos do grupo, a "debandada" pode ser ainda maior. "Sentimos de fato que existe uma grande insatisfação com os rumos do PT." Segundo Sampaio, depois que os dissidentes conversarem com suas bases, é possível que outros militantes abandonem o PT.

*"Fizemos um manifesto da ruptura com 13 motivos para sair do PT, mas posso afirmar que existem dois motivos principais. O primeiro é que o PT deixou de ser um partido que luta por mudanças sociais. O outro motivo é que o partido fez a opção pela manutenção da ordem atual e acreditamos que esta será uma postura irreversível", afirmou o economista.

*Filiado ao PT há cerca de 25 anos, Sampaio se tornou nos últimos anos um dos principais críticos do partido que, segundo ele, abandonou as bandeiras históricas para defender o "status quo".

*Na avaliação do economista, a gestão da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, foi "neoliberal" e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se sentiu mais à vontade em Davos, na Suíça, onde foi realizado o Fórum Econômico Mundial, do que em Porto Alegre, onde aconteceu o Fórum Social.

*A princípio, de acordo com Sampaio, não está em discussão a criação de outro partido. O grupo deve se reunir novamente e discutir os rumos que irão seguir. "A saída do partido foi uma maneira de sinalizar à sociedade que não desistimos da luta, mas ainda não conversamos sobre para onde ir. De qualquer modo, somos favoráveis à idéia da unidade da esquerda", acrescentou.

MOVIMENTO NATURAL *Em entrevista ao site do PT, o presidente nacional da legenda, José Genoino, procurou tratar a "debandada" como um movimento natural. Segundo Genoino, os dissidentes eram militantes que "já estavam praticamente fora do PT".

*Genoino rebateu as críticas de que o PT perdeu a identidade afirmando que o partido continua com "seu compromisso com os ideais de sua fundação e nosso principal norteador é a luta por igualdade social."

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS