Produtores de Vilhena participaram, na última semana, da capacitação em gestão da atividade, qualidade de água e custo de produção, durante o Dia Especial de Piscicultura, realizado pela equipe local da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO).
A técnica da Emater Regional de Ji-Paraná, Bruna Temponi, executa atividades do laboratório móvel “Peixe Saudável”, e explicou a importância da palestra para os produtores.
“O nosso objetivo é orientar o produtor na melhoria da água e manejo, para ele poder observar como está a qualidade da sua água. A piscicultura não é somente produzir o peixe. Se o produtor não tem um lugar adequado para equilibrar a criação, que influencia diretamente no resultado final, ele não terá um bom retorno. Se cuidar da água, trabalhar com manejo adequado, terá uma melhor produtividade e redução nos custos da criação do peixe” , explica Bruna.
Encontro reuniu diversos produtores, acadêmicos de agronomia e técnicos da Emater
O produtor de leite, Ademir Paulo, que pretende iniciar com a piscicultura em sua propriedade, relata como o auxílio da Emater é essencial para os produtores locais.
“Essa capacitação é ótima, tudo que o produtor precisa é de assistência técnica. Um dia como esse é um dia de mais ganhos. Vir aqui não é perda de tempo, perdemos quando não participamos de eventos como esse, assumimos o posto de dono das nossas empresas, com isso, conseguimos ver a produção de uma forma diferente, refletindo no nosso salário final. As capacitações da Emater são de excelente qualidade, o que adquirimos aqui é conhecimento e quando alinhamos com prática conseguimos ver o resultado. Tudo que ganhamos é sabedoria e ela não tem preço”, explica Ademir.
O dia especial contou com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Prefeitura de Vilhena. Durante o evento também estiveram presentes acadêmicos de Agronomia e diversos técnicos da Emater da região.