PORTO VELHO: Ação conjunta busca fortalecer a produção de mel de abelha

Apicultura e a meliponicultura são essenciais para o equilíbrio do sistema ecológico

PORTO VELHO: Ação conjunta busca fortalecer a produção de mel de abelha

Foto: Divulgação

 

Contribuindo para o fortalecimento da produção de mel de abelha em Porto Velho, a Prefeitura, em uma ação conjunta com parceiros estratégicos, realiza a entrega de materiais para a confecção de colmeias.
 
A parceria inclui o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e com a Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Amazônia (Apama).
 
Na prática, as madeiras utilizadas na confecção de colmeias foram doadas pelo Ibama, transportadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), confeccionadas pela Apama e entregues pela Emater-RO.
 
“Essa ação busca fortalecer os órgãos da sociedade civil que trabalham de maneira ambientalmente correta, visando a proteção da nossa fauna e da nossa flora, uma vez que a apicultura e a meliponicultura tem o papel essencial na preservação de todo o nosso sistema ecológico”, destaca Vinícius Miguel, titular da Semagric.
 
Colmeias permitirão aumento na produção de mel de abelha na regiãoColmeias permitirão aumento na produção de mel de abelha na região
 
No total, a colaboração entre os parceiros rendeu 150 colmeias. “Elas serão distribuídas entre os apicultores associados da Apama. Com isso, as 150 colmeias representarão um aumento de mais de 9 mil quilos de mel por ano”, explica o Gustavo Serbino, secretário-adjunto da Semagric.
 
Além da produção de mel, a polinização das plantações é outro fator que contribui para o fortalecimento da agricultura familiar. De acordo com a Semagric, Porto Velho possui uma capacidade apícola muito grande, não apenas pelo volume da produção, mas também pela qualidade do mel que é produzido no município.
 
Tudo isso, por conta da diversidade floral encontrada em nossas matas. Aliado a esses fatores, também estão os benefícios que o mel representa para a saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS