SEBRAE EM 2021: Tambaqui da Amazônia conquista o Brasil com apoio do Sebrae em Rondônia

Evento de abrangência nacional apresentou o produto a novos mercados

SEBRAE EM 2021: Tambaqui da Amazônia conquista o Brasil com apoio do Sebrae em Rondônia

Foto: Divulgação

O tambaqui de Rondônia ficou ainda mais conhecido nacionalmente em 2021. Depois do Tambaqui na Esplanada dos Ministérios, em 2019, em pleno Planalto Central, a Acripar, o Sebrae em Rondônia, e o governo do Estado (via Seagri e Sedi), apoiados pelo Rotary Club, realizaram o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia em todas as capitais do país.
 
Na realidade, toda essa movimentação integra uma ampla estratégia envolvendo a cadeia produtiva e as entidades acima citadas. O objetivo é consolidar a produção de Rondônia em alta escala, com qualidade, produtividade e competitividade. Nessa fase, o foco é tornar o produto mais conhecido com base em ações de marketing e ganho de mercado, como o festival deste ano.
 
O Brasil superou as 800 mil toneladas de peixe de cultivo, segundo a Peixe BR, demonstrando o tamanho do mercado, com um crescimento de mais de 5% em relação ao ano anterior (dados de 2020).
 
Rondônia já ocupa a terceira colocação neste competitivo ranking, atrás apenas de Paraná e São Paulo, que elegeram outras espécies (como a tilápia) para conquistar seus mercados.
 
A produção rondoniense está ancorada no tambaqui (Colossoma macropomum) e já beira as 100 mil toneladas, mas esse dado acaba não revelando que, a despeito do crescimento da produção, a pandemia acabou por elevar custos, aumentando os desafios a serem transpostos pelos produtores e seus apoiadores.
 
Por isso se justifica um evento abrangendo o país todo, como foi o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia deste ano. Além das 26 capitais e o Distrito Federal, mais de 30 municípios em Rondônia realizaram simultaneamente o maior assado de tambaqui que se tem notícia.
 
Os valores arrecadados foram doados para entidades filantrópicas de apoio.
 
O próximo desafio foi posto durante a realização do evento deste ano, que é apresentar o tambaqui para o mundo. O Sebrae em Rondônia e seus parceiros se preparam para alçar novos voos, com o objetivo de gerar mais negócios e oportunidades na Amazônia.
 
O II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia contou com diversos parceiros, além do Sebrae em Rondônia: Lions Club, Zaltana Pescados, Emater Rondônia, Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Governo de Rondônia, Ministério da Agricultura e Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), além do apoio de Agrofish Nova Aurora, Agro Indústria Rodrigues, Pescados do Vale, Rondofish e WS Pescados, e ainda dos parceiros em cada um dos municípios, que foram fundamentais para a realização do evento.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número.
 
Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS