TECNOLOGIA: Entenda a diferença e como pode ser utilizado os fertilizantes

Especialista da Ajinomoto do Brasil explica os benefícios desse tipo de produto e como os aminoácidos podem colaborar durante o processo

TECNOLOGIA: Entenda a diferença e como pode ser utilizado os fertilizantes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os fertilizantes líquidos surgiram a partir da necessidade de incentivar que as plantas suprissem nutrientes de forma rápida e pontual. 
 
 
Porém, com o passar dos anos, graças à evolução e maior especificidade das formulações atuais, eles passaram a fornecer compostos às plantas, que atuam em momentos específicos na fisiologia.
 
 
A Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, produz fertilizantes líquidos por meio do processo microbiológico da fermentação da cana-de-açúcar, que atuam em momentos críticos em que a planta passa por algum tipo de estresse biótico ou abiótico, além de fornecerem nutrientes como zinco, manganês, boro, cobre, entre outros.
 
 
Segundo o especialista sênior da área técnica da Ajinomoto® Fertilizantes, Rafael Hirano, os aminoácidos, de forma geral, estão presentes do início ao fim no ciclo de vida das plantas (e de todos os seres vivos), por isso o fornecimento de fertilizantes com aminoácidos pode contribuir com a economia de energia da planta durante momentos críticos como a fase reprodutiva.
 
 
“Os aminoácidos possuem funções específicas. São capazes de otimizar a absorção de nutrientes, ampliam a capacidade de retenção de água nas células, melhoram a qualidade de frutos, neutralizam compostos tóxicos nas plantas, aumentam a divisão celular, entre muitos outros benefícios”, reforça Rafael.
 
 
Em geral, os fertilizantes líquidos são complementares à adubação convencional com produtos sólidos, como ureia e cloreto de potássio, por exemplo. Entre as formas mais comuns de aplicação estão via foliar, fertirrigação, aspersão, via aérea, pulverizador costal e pulverização tratorizada.
 
 
Sua utilização é recomendada conforme orientação técnica, por meio de análises nutricionais da planta, do solo, potencial produtivo e tecnologia do produtor.
 
 
“Existem diversos tipos de compostos presentes nos fertilizantes líquidos, os mais comuns são macro e micronutrientes como nitrogênio, potássio, boro, manganês, zinco, cálcio e molibdênio. Além deles, há componentes como aminoácidos, algas marinhas, hormônios vegetais e ácidos fúlvicos, indicados para todas as culturas”, explica Rafael Hirano.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS