‘‘É uma ferramenta que vai facilitar a vida dos nossos produtores porque vai permitir eles tirarem as guias no conforto de suas casas, sem precisar se dirigir até uma unidade da Idaron’’, disse o governador.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O serviço de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) através da internet foi ampliado, além da categoria abate, agora a plataforma abrange as categorias engorda e reprodução. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (30) pelo governador de Rondônia, Daniel Pereira, durante a abertura da III Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho, a Portoagro 2018.
‘‘É uma ferramenta que vai facilitar a vida dos nossos produtores porque vai permitir eles tirarem as guias no conforto de suas casas, sem precisar se dirigir até uma unidade da Idaron’’, disse o governador. A emissão do GTA é o carro-chefe dos serviços da Idaron. São emitidas cerca de 70 mil guias por mês.
‘‘Essa ferramenta também melhora o serviço da Idaron porque tirando essa demanda, os técnicos vão poder fazer mais visitas aos empreendimentos rurais, melhorar o processo de liberação para avançar o setor das agroindústrias, para que as pequenas se tornem grandes’’, considera o governador.
De acordo com o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Anselmo de Jesus, o GTA eletrônico é resultado da mobilização para através da tecnologia oferecer melhores condições de serviço aos produtores rurais. Segundo ele, a meta inicial é alcançar 50% dos produtores e gradativamente alcançar a todos.
Durante a feira que é realizada em um espaço entre a Embrapa e a de Superintendência da Agricultura Pecuária e Abastecimento em Rondônia, na BR 364, a Agência Idaron estará com estande para inscrição da senha de acesso ao GTA Online. O produtor já cadastrado na agência deve fornecer apenas o endereço do e-mail.
NOVOS DESAFIOS
O governador também aproveitou a ocasião para anunciar aos produtores rurais que busca implantar no Estado o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (Sisbi) que vai permitir aos estabelecimentos registrados no serviço a comercialização em todo território brasileiro.
Ele ainda apontou que o Estado tem um desafio pela frente que é ser o segundo estado brasileiro a ser livre da febre aftosa sem vacinação.” O Ministério da Agricultura não nos escolheu por acaso, escolheu porque sabe da capacidade do povo de Rondônia”, considera o governador.
"Nós temos um dos melhores serviços veterinário, produtores conscientes que tem que entregar produtos de qualidade, e a partir da retirada da vacinação vamos abrir novos mercados”, reforça o presidente da Idaron. O governo federal tem o objetivo de tornar todos os estados livre de febre aftosa sem vacinação gradativamente.
Além da Idaron, estão presentes na feira no pavilhão do governo de Rondônia a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) com os caminhos do leite e café, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), além de uma sala para apresentação do Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica. A feira é aberta ao público das 8h às 20h.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!