CENA DA CIDADE - Batalhão de Trânsito não possui calçada e 'joga' pedestre na rua
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pedestres dividindo a rua com carros e caminhões. Cena comum em Porto Velho, capital com baixa infraestrutura urbana. O que não é comum são cidadãos serem expostos aos perigos de se caminhar em via publica por um órgão que tem por missão, coordenar e fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito.
Estas fotos foram tiradas no fundo e lateral da Companhia Independente de Trânsito, localizada em área central da capital. Na lateral do comando, na rua Júlio de Castilho, os PMs colocaram inclusive cones para delimitar o que seria uma ‘calçada’ e o que é rua. Nos fundos do batalhão, a cena se repete, com muita lama onde deveria haver uma calçada.
O que causa estranheza é que o referido batalhão recentemente fez reforma milionária no prédio, mas não contemplou o contribuinte com a construção.
De acordo com o artigo 254 do CTB, os pedestres são proibidos de permanecer ou andar na pista de rolamento; andar fora da faixa própria ou cruzar pistas de rolamento em viadutos, pontes e túneis; atravessar a via dentro das área de cruzamento; utilizar a via em agrupamentos capazes de perturbar o trânsito. A multa prevista para quem desobedecer essas proibições corresponde a 50% do valor da infração de natureza leve, o que corresponde a R$ 26,60. Pelo menos, não se tem noticia até hoje de um pedestre ter sido multado pela Ptran.
Mas esta falta de respeito para com o pedestre não é exclusividade da Companhia Independente de Transito. O Comando Geral da Policia Militar, localizado na avenida Tiradentes, zona norte da capital, o problema se repete. O Rondoniaovivo já publica esta falta de respeito do Comando há cinco anos ( leia aqui), reformas foram feitas, mas até hoje, não se dignificaram a fazer uma simples calçada e tirar o pedestre da rua, dando o exemplo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!