SUSTENTABILIDADE: Grupo Rovema cria comitê estratégico e executivo de ESG

SUSTENTABILIDADE: Grupo Rovema cria comitê estratégico e executivo de ESG

Foto: Divulgação

Atento às transformações do mundo e seguindo a nova ordem estratégica de sustentabilidade, o Grupo Rovema instituiu o Comitê Estratégico e Comitê Executivo de ESG (do português: Ambiental, Social e Governança) para avançar em suas pautas de sustentabilidade, compromisso com as pessoas e governança das empresas. A posse dos dois comitês ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2023, durante o Encontro Gerencial do Grupo.
 
Aos membros do Comitê Estratégico de ESG, apontados pela alta direção do Grupo Rovema, competirá a fazer recomendações, acompanhar os indicadores e metas anuais para efetivar as políticas de ESG, acolher e dar pareceres a projetos, ações e denúncias relativas aos princípios e políticas estabelecidos, bem como, avaliar permanentemente as políticas e práticas de sustentabilidade corporativa e coordenar o desenvolvimento do Relatório Integrado de Sustentabilidade do Grupo Rovema.
 
Por outro lado, o Comitê Executivo de ESG é formado por representantes das unidades de negócios do Grupo Rovema e têm por responsabilidades: operacionalizar as decisões do Comitê Estratégico, auxiliar no monitoramento das operações, elaborar os procedimentos e projetos para a implantação dos PPS (Princípios e Políticas de Sustentabilidade). 
 
Em um contexto global, o ESG impacta positivamente diversas esferas, inclusive nos negócios, pois visa definir se as empresas são socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas.
 
Mediante aos desafios dessa prática, foram adotados pelo Grupo Rovema alguns dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), alinhados à agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), sendo eles: educação de qualidade, energia limpa e acessível, consumo e produção responsável, ação contra a mudança global do clima e vida terrestre, com a meta de construir um futuro sólido e sustentável para todos.
 
Para que tais objetivos sejam alcançados, é necessário estudar, fomentar e mensurar as ações de ESG. Nesse contexto, muitas ações estão sendo desenvolvidas, dentre elas os colaboradores do Grupo Rovema, Giovanna Ghedin – Agrônoma e Victor Hugo – Relações Exteriores, foram escalados para participar da oficina de capacitação na metodologia do PBGHG Protocol - Programa Brasileiro GHG Protocol, ministrado pela FGVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV – Fundação Getúlio Vargas), entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março.
 
O PBGHG Protocol visa instalar no país uma cultura permanente de inventários corporativos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), através da adaptação do GHG Protocol à realidade brasileira e da capacitação das organizações para o uso deste método no cálculo de suas emissões. O programa proporciona acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional para contabilização das emissões e publicação dos inventários.
 
Desta forma, ao final do curso os colaboradores estarão capacitados a realizar um inventário capaz de mensurar as emissões GEE das empresas do Grupo Rovema, tornando-se uma ferramenta de gestão para implementação de processo de melhoria interna.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS