Mudança de Carreira: Confira sete passos e saiba por onde começar

Pesquisa revela que a pandemia aumentou a intenção na mudança de carreira em profissionais de todo o mundo

Mudança de Carreira: Confira sete passos e saiba por onde começar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Já é uma realidade. Uma pesquisa divulgada recentemente pela Microsoft – Works Trend Index 2021 revelou que 40% dos trabalhadores de todo o mundo consideram atualmente trocar de profissão. Essa porcentagem é ainda maior na América Latina: 53% das pessoas entrevistadas disseram que pretendem mudar de carreira. A pesquisa ouviu, ao todo, 30 mil pessoas.

 
A insatisfação e infelicidade com a atual carreira é o fator primordial para essa mudança, segundo o especialista em comportamento humano e professor de Desenvolvimento Integral do Potencial Humano no IPOG, Carlos Maciel, que atua nessa área há mais de 10 anos.
 
De acordo com ele, cerca de 70% das pessoas que o procuraram nos últimos meses demonstraram interesse em fazer a transição de carreira. “E isso aumentou durante a pandemia", destacou o especialista ao afirmar que parte disso é resultado da cultura da influência familiar durante a escolha da carreira.
 
“Muitas pessoas acabam escolhendo a carreira por influência dos pais, que, em algum momento, sugerem profissões específicas, como Direito, Medicina e Engenharia, por exemplo. Os profissionais que escolhem a carreira por algum tipo de influência têm maior chance de se sentirem frustrados e infelizes com a carreira”, afirma.
 
Mas não é o fim. O especialista em comportamento humano afirma que é possível sim, mudar de profissão e repensar em uma nova carreira, observando alguns critérios. Confira logo abaixo algumas dicas para a transição:
 
Passo 1: A primeira coisa a se fazer é uma pesquisa de mercado. Quais são as oportunidades existentes? É importante também fazer uma avaliação do perfil profissional em relação ao mercado: Quais são os pontos fortes? Os pontos de melhoria? As oportunidades e ameaças existentes? Pensar nisso como um todo é fundamental.
 
Passo 2: Depois disso é importante acessar as redes de relacionamento, se conectar com pessoas. Cerca de 70% das recolocações no mercado de trabalho são feitas por indicações. Contatos através das redes sociais como Linkedin e email auxiliam nesse processo de transição.
 
Passo 3: Investir em autoconhecimento e em capacitações. Este é um diferencial competitivo no currículo.
 
Passo 4: Aprender uma língua estrangeira, como o inglês, por exemplo. Ele não é um diferencial competitivo, é uma obrigação nesse mundo globalizado em que vivemos.
 
Passo 5: Procurar ajuda profissional. Um “Coach” ou Mentor de Carreira pode te auxiliar nesse processo.
 
 
Passo 6: Sempre se mantenha atualizado sobre as novas tecnologias. As inovações, como as redes sociais, por exemplo, funcionam como canais que te ajudam a aumentar a sua autoridade no assunto. Auxilia também na percepção por parte de outros profissionais e empresas.
 
Passo 7: Conectar-se com empresas de interesse e com pessoas que trabalham na empresa.
 
Andrelina Lúcia possui formação em Direito e Administração Pública e é uma das profissionais que decidiu fazer a transição de carreira. A decisão surgiu durante a pós-graduação no IPOG em Perícias Criminais e Ciências Forenses. “Em um dos módulos tive contato com a Psicologia do Comportamento e Ciências da Medicina Legal e durante o curso eu pensei em ir muito mais além. O conhecimento transforma, é uma fonte inesgotável” afirmou. Atualmente, Andrelina cursa o terceiro ano de Medicina, já enfrenta outra pós-graduação em Neurociência e Psicologia Positiva e pretende focar na Pesquisa Científica.
 
“Novos caminhos são sempre possíveis. O importante é ser assertivo e se planejar para esta mudança” finaliza Carlos Maciel.
 
IPOG - Instituto de Pós Graduação
Visite a sede na Av. Rio Madeira, 2759, Embratel, Porto Velho - RO ou www.ipog.edu.br Fale no WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=556930258333
 
Envie um e-mail para portovelho@ipog.edu.br Instagram: @ipogportovelho
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS