Fiero apresenta desafios regionais e ações de fomento ao desenvolvimento

sem embed

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aspectos da expressão econômica que se evidenciam em Rondônia, assim como uma visão da atual situação econômica, principais projetos em andamento no Estado, as expectativas de desenvolvimento e o potencial da indústria rondoniense. Esses foram alguns dos temas abordados na palestra do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, nesta terça-feira, 15, no salão de convenções do Sistema Fiero, para oficiais instrutores e 23 alunos do curso de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército - Eceme.

Marcelo Thomé abordou os desafios para o desenvolvimento. “Sobre desenvolvimento, lembramos que Rondônia é a nova fronteira das oportunidades de negócios. Estamos no centro da Amazônia, no coração da América do Sul. Somos a esquina do melhor hub logístico para se alcançar os mercados Andino, o Caribe, os Estados Unidos, a Europa e a Ásia”, disse.

Atualmente, numa conjunção de esforços do Governo do Estado e da Fiero, foram iniciados os estudos para montagem do Plano de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia, um estudo que deverá ser concluído no prazo de seis meses e que vai identificar as potencialidades econômicas, promovendo a atração de investimentos e orientando as políticas públicas em infraestrutura, permitindo a indústria rondoniense ganhe competitiva.

Thomé citou obras estruturantes para a infraestrutura logística do país, dentre elas, conclusão da Ponte no rio Madeira, em Abunã; construção da hidrelétrica binacional de Ribeirão, no rio Madeira (fronteira com a Bolívia); construção da ponte binacional em Guajará-Mirim (Ligando Brasil e Bolívia); reabertura da BR-319 (Porto Velho-Manaus); dragagem e balizamento da hidrovia do Madeira (Porto Velho-Itacoatiara); restauração e duplicação da BR-364;  perspectiva de construção de uma ferrovia de Porto Velho a Vilhena, ligando a região que mais produz soja no mundo, o noroeste do Mato Grosso e Sul de Rondônia aos portos do Madeira, na capital.

Após a palestra, foi aberto espaço para perguntas dos oficiais. Thomé respondeu questões relacionadas à infraestrutura, logística, exportação, regularização fundiária, agronegócios, industrialização, parcerias comerciais, gargalos e dificuldades fronteiriças, desenvolvimento, dentre outros questionamentos.

O tenente coronel, Leandro Fernandes Morais, chefe da comitiva da Eceme, explicou que Rondônia foi escolhida para a fase final do curso porque oferece uma visão estratégica do país. “Muitos dos nossos alunos vão servir nesta região compondo o Estado Maior da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Para nós é fundamental por formar, o que denominamos de consciência situacional e também nossa sensibilização com todos os problemas que vamos administrar na condução das operações militares, conduzidas num contexto social, político e também econômico.

O evento contou com a presença do presidente do Conselho de Representantes da Fiero, Chagas Neto; primeiro diretor tesoureiro e presidente do Sinicon-RO, Alan Gurgel; segundo diretor secretário e presidente do Sindimóveis-RO, José Carlos Moura Lopes; presidente do Sindigraf-RO e conselho fiscal, Sebastião Avalone; superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Valério Duarte, o diretor de Serviços Compartilhados, Paulo Moacir, dentre outros.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS