Laboratório de experiências desastrosas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quando o doutor Hildon Chaves assumiu a prefeitura de Porto Velho, todo o sistema de saúde estava engolfado num caos. Faltava de tudo nas UPAS e postos, desde medicamentos, como uma simples Dipirona, a equipamentos que pudessem minimizar a dor de quantos acorriam para um atendimento de urgência nas unidades de saúde.

 

Passados dezesseis meses, percebe-se, isentamente, que a saúde piorou. O prefeito fala que cortou milhões de reais, sobretudo com o pagamento de alugueis, mas não conseguiu até hoje transformar os recursos economizados em equipamentos, medicamentos e salários decentes ao pessoal do setor, para dar condições de atendimento efetivo à população, principalmente aos mais carentes, que não têm como pagar um plano de saúde.

 

Do caos, a saúde municipal acabou na UTI, de onde não se consegue enxergar a luz no final do túnel. Muito se falou sobre o senhor Alexandre Porto, mas sua passagem pela SEMUSA foi um desastre. O médico Orlando Ramires chegou falando grosso, prometendo se lançar com o prefeito a uma tarefa hercúlea para retirar o setor das trevas, exigindo, portanto, um choque de competência, de gestão, de dedicação, de esforço, de arrojo até, porque a população clamava (e ainda clama) por providências para a saúde, mas o choque que deveria vir para curar o paciente acabou prolongando sua permanência na UTI.

 

Agora o prefeito quer implantar um novo modelo de gestão na saúde do município, que ele e alguns dos seus, cuja visão não vai além do próprio umbigo, garantem que deu certo numa cidadezinha do interior do Estado de Goiás.  A dúvida é para saber até quando o prefeito vai insistir em fazer da saúde municipal um laboratório de experiências desastrosas. Não é porque as Organizações Sociais de Saúde (OSS) teriam apresentados resultados positivos em algumas cidades brasileiras, como disse o prefeito, que o sistema vai funcionar eficazmente em Porto Velho.

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS