Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Imagino quão extraordinário, maravilhoso, deve ser sentar-se na principal cadeira do palácio Tancredo Neves. Caso contrário, a disputa pela prefeitura de Porto Velho não se teria transformado numa briga de foice no escuro. Vários são os pré-candidatos à sucessão do prefeito Mauro Nazif (PSB), que, diga-se de passagem, vai entrar para a história carregando no peito a medalha de o mais incompetente administrador que a cidade já teve.
Dentre os aspirantes aparecem Williames Pimentel (PMDB) Léo Moraes (PTB) e Ribamar Araújo (PR). O deputado estadual José Hermínio Coelho (PSD), que antes falava pelos cotovelos, sobretudo quando o assunto era sucessão municipal; agora, anda mais calado que monge tibetano, mostrando que realmente aprendeu quem dá as cartas (para usar uma expressão que Coelho conhece muito bem) no partido.
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) continua em cima do muro, o que vem produzido muitas ilações. Semana passada, o vereador Alan Queiroz foi à tribuna da Câmara e, citando os nomes dos pais da parlamentar, disse que ninguém estava autorizado a fazer qualquer tipo de acordo político em nome do PSDB, sem antes passar pelo crivo da militância.
Ele refutou uma eventual aliança com o PSB do prefeito Nazif. Na hipótese de Mariana desistir de concorrer, disse ele, o candidato do partido será o promotor de justiça aposentado Hildon Chaves.
Se o PSDB decidir apoiar a reeleição de Nazif, o tucano falou que vai caminhar sozinho, pois seria uma incoerência de sua parte pedir votos para um prefeito que não cumpriu praticamente nada do que prometera ao povo na campanha.
Apesar das dificuldades, sobretudo financeiras, que impedem muitos administradores públicos de tornar realidade seus sonhos, suas intenções e, principalmente, as promessas feitas ao povo durante a campanha eleitoral, o cargo de prefeito vem sendo cada vez mais cobiçado, invejado e disputado. Por que todo mundo quer ser prefeito de Porto Velho?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!