A solidão do ato de pensar na casa ribeirinha – por Marquelino Santana

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Concentrar-se fenomenologicamente na solidão não significa um processo de distanciamento ou isolamento com o instigante ato de pensar. A solidão não abdica ao ato de conhecer e não provoca uma ruptura entre a liberdade, os modos de vida e o ser.
 
O pensar benevolente entrelaçado aos valores do cenário da natureza e imbricado à cotidianidade da terra mãe, elimina o infortúnio e reacende a dinamicidade da felicidade das coletividades originárias e tradicionais da Amazônia no sentido de evitar a degradação do espaço de ação e evitar o colapso da biodiversidade e o consequente ecocídio planetário.
 
A casa ribeirinha não é adepta da derrocada humana, é nela onde brota o ontológico ato de pensar e o sentimento de perenidade da alma com a vida. Esse imaculado sentimento de relação do homem com a terra, gera uma poética estetizante que preza por uma visão holística de mundo e pela complacência e deslumbramento de uma transcendental exuberância cósmica em profundo estágio de beneficência espiritual.
 
Se para Gaston Bachelard a casa é o nosso canto do mundo, para Eric Dardel, a inserção do homem no mundo é um lugar de um combate pela vida, a manifestação do seu ser com os outros e a base de seu ser social, assim como para o escritor Otto Bollnow, a casa segue sendo, num significado profundo, um território inviolável da paz, e desse modo é nitidamente separada do mundo inquieto lá fora.
 
A solidão do ato de pensar na casa ribeirinha evita o sentimento de tristeza e frustração, e na contemplação de suas águas amazônicas, promove o embelecimento da memória coletiva e de um axiológico imaginário familiar da vida humana planetária.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS