Aluguel de crianças e a dignidade humana - Por Manoel Veríssimo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O portal de notícias metrópoles divulgou nessa quinta-feira (16.02) , investigação realizada pelo site sobre o aluguel de crianças por uma quadrilha especializada em golpes no aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos). Segundo o site, o esquema consiste no "aluguel" de crianças dentro do aeroporto com a finalidade de arrecadar dinheiro por meio de pedidos de ajuda financeira e/ou mendicância.
 
 
As crianças em tenra idade dão credibilidade aos golpes aplicados em passageiros que utilizam os terminais do aeroporto.  Casais fictícios ou mulheres solteiras  protagonizam  a ação criminosa dando maior veracidade a encenação. A mãe verdadeira  do menor acompanha a distancia e recebe algo em torno de R$ 300,00.  Os bandidos chegam a arrecadar torno de  mil reais por dia.
 
 
 
 
O ponto que chamo atenção vai além da forma com que agem os criminosos. Infelizmente a cena revelada na matéria se revela cotidiana só em aeroportos. Rodoviárias, praças e feiras públicas, locais de grande circulação e aglomeração de pessoas geralmente são palcos pra que a dignidade da pessoa humana seja explorada.
 
 
 
Semáforos e ruas ao longo do país exibem as entranhas da miséria de boa parte do povo Brasileiro. Famílias inteiras residindo a margem da sociedade em situação de abandono pelo poder público e pelos agentes políticos. 
 
 
Políticas públicas ineficientes aliadas ao tamanho da máquina estatal são problemas enraizados em nosso sistema de gerenciamento da máquina. Soma-se a isso uma legislação ineficiente no que diz respeito a políticas emergentes, como por exemplo de combate a fome, a pobreza e exploração infantil.
 
 
Que essa triste realidade traga a nossa reflexão, em especial as autoridades legalmente constituídas, a necessidade urgente da ressignificação dos valores morais e sociais, os quais, infelizmente padecem ante a falta de empatia as semelhantes.
 
 
"Compadecer-se -á do pobre e do aflito e salvará a alma dos necessitados. Ele os resgatou da opressão e da violência, pois aos seus olhos a vida deles é preciosa." (Salmos 72. 13-14) 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS