Marco da História, símbolo do passado - Por Lourismar Barroso

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Com sua fachada voltada para o estilo eclético, a prefeitura de Humaitá foi construída no final do século XIX (1889), símbolo de esplendor, a antiga prefeitura se destaca dentre as demais construções históricas daquela cidade. 
 
Entre os principais pontos ricos em detalhes dessa construção temos: o uso da imitação da coluna Dórica. A presença de material nobre, como a pedra e madeira, a planta retangular, geométrica e simétrica - volume corpóreo maciço e bem definido, sistema construtivo mais simples de usar, uso de processo técnico avançado, uso de abóbada de berço ou aresta em suas janelas e portas, imitando o arco greco-romano, o uso da proporção e da simetria, presença de linhas ortogonais e o frontão triangular que se destaca de longe, no seu centro podemos ver o brasão da República do Brasil.
 
O edifício conhecido na época como “Paço Municipal”, tem 36 janelas imitando o arco romano, todas feitas de madeira nobre da região e possui quatro entradas principais e 2 laterais. O vidro também foi usado em suas janelas. Suas colunas são imitações da antiga coluna grega dórica que surgiram durante o século VII a.C. atingindo seu apogeu na construção do Parthenon.
 
Suas janelas são grandes, o que permitia a entrada da luz do sol em espaços maiores, a ventilação circulava no ambiente, pois no tempo de sua construção, ainda não havia luz elétrica na cidade de Humaitá.
 
Na atualidade, o que temos visto é o abandono e o descaso para com a manutenção e conservação dessas construções históricas do centro histórico de Humaitá. Em especial a prefeitura já deveria ter sido tombada pelo patrimônio, mas o que temos visto é a vegetação tomando conta e ganhando espaço na parte superior dessa construção conforme imagens. Esse tipo de arvoredo aéreo tem causado destruição em patrimônios antigos espalhados pelo Brasil afora. A solução é aplicar um produto específico que possa matar esses tipos de plantas, sem causar danos ao patrimônio.  
 
Minha maior preocupação é com as fissuras que estão espalhadas na parte externa dessa construção. Ao todo fotografei umas 12 fissuras ou mais.  A solução seria fazer uma amarração por trás, sem alterar a estrutura. 
 
O que causa espanto é que a qualquer momento essa construção poderá vir ao chão, pela falta de manutenção por parte dos agentes públicos. Caso isso venha acontecer, será tarde demais. 
 
O antigo prédio funciona a atual câmara dos vereadores e talvez outras secretarias, não sei bem ao certo. Antes ali funcionou o cartório do senhor Hildeberto Ferreira de Macedo. 
 
Se conservar é cuidar, devemos, portanto, zelar por nossa história, nela temos a memória do nosso passado. 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS