Empresários e políticos se unem pelo aeroporto da capital

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dentro de duas semanas, a Infraero vai fornecer, ao Ministério da Aeronáutica, todas as informações necessárias para o alfandegamento do aeroporto de Porto Velho. Falta muito pouco para que isso aconteça. Todo o investimento, segundo o presidente da Fiero, o competente Marcelo Thomé, não passaria de 4 milhões e meio de reais, que seriam recuperados em pouco tempo, a partir da abertura do Jorge Teixeira como aeroporto realmente internacional, ampliando nossos negócios com os vizinhos da América.  O governo do Estado já demonstrou seu total apoio à iniciativa.

A bancada federal, a começar pelos senadores Valdir Raupp, Ivo Cassol e Acir Gurgacz, está empenhada em que o projeto ande rapidamente. Os deputados federais também estão engajados. O presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, não só escancarou as portas da Assembleia para que o assunto fosse amplamente debatido, como abraçou a ideia desde o começo.

VEJA TAMBÉM:

É hora de aproveitar a onda e fazer uma limpeza geral

Lançada pela Fiero, a iniciativa de apressar a internacionalização do aeroporto (internacional só no nome!) mobilizou empresários e autoridades, numa frente que pode trazer resultados práticos a curto prazo. Nesse contexto, Carlos Alberto da Costa, superintendente da Infraero, explicou que serão necessários apenas alguns ajustes para concretização do projeto.  

Décimo aeroporto do país, com mais de 1 milhão de passageiros/ano, o Jorge Teixeira, por sua localização geográfica no coração da América Latina, pode tornar Porto Velho um centro exportador e importador, com a utilização de cargas aéreas, levando e trazendo riquezas e voos que transporte homens de negócios para ampliar o comércio regional. Com o porto graneleiro em expansão, com projetos de ferrovias e outros modais, Rondônia tem um rico caminho pela frente, para fortalecer sua economia. E se consolidar como um dos Estados diferenciados do Brasil. Estamos no caminho certo. No caso da via aérea, ele está sendo indicado pela Fiero e apoiado por todos. Tem que dar certo...

NÃO SOBRA UM!

Poucos das novas gerações conhecem ou ouviram falar de Bezerra da Silva. Foi um genial músico e cantor brasileiro, que usava o bom humor, fazia um samba de breque de primeira e teve inúmeros sucessos durante sua longa carreira. Nascido no Rio, em 1927, morreu aos 78 anos, em 2005. Um dos seus maiores sucessos, até hoje lembrado pelos que acham que a boa música tem letras e histórias, tem poesia, humor e criatividade, poderia resumir muito bem o que está acontecendo nesse momento da política brasileira. O refrão da música dizia assim: “Se gritar pega ladrão, não sobra um, meu irmão; se gritar pega ladrão, não sobra um!”. Precisa dizer mais?

ANALFABETOS FUNCIONAIS

Textos eivados de erros de Português, escritos por estudantes de jornalismo da Unir e criticados pelo jornalista Mário Quevedo, causam polêmica nas redes sociais.  É lamentável que isso aconteça. Ao invés de chamar o repórter para a briga, os responsáveis (?) pelo Curso deveriam é agradecê-lo. Não é possível que estudantes que estejam sendo preparados para atuar na Mídia, escrevam frases desconexas, informações desencontradas, frases extensas sem vírgula e sem ponto, textos em que sujeito, verbo e  objetivo direto são inimigos. Certamente não são orientados a ler, ler e ler, porque só a leitura ensina a escrever direito. O mais triste é que há professores da Unir que saíram em defesa dos alunos. Mesmo concordando que o texto está ruim, disseram que “é possível entender a mensagem”! Não dá vontade de chorar?

ÚLTIMO NOME PETISTA

O último nome que teve indicação do PT no primeiro escalão do governo Confúcio Moura, deixou o cargo na semana passada. Valdenice Domingues tinha sido indicada pelo deputado Ribamar Araújo, quando ele ainda estava no partido. Ribamar trocou o PT pelo PR, é pré candidato a Prefeito de Porto Velho e não tinha mais ligação política com Valdenice. Como ela saiu do cargo de secretária de assistência social para ser candidata (provavelmente vai disputar a Prefeitura de Campo Novo), não restou nenhum petista em cargo de relevância no governo estadual. A assistente social Hérica Lima Fontineli , da equipe da SEAS, foi indicada por Confúcio para comandar a secretaria. Agora com zero de petismo!

RUMO AO DÉCIMO ANO

Novidades sobre as obras dos viadutos. Mais uma. São tantos anúncios de solução para o problema, que já não se sabe em quem e quando acreditar. Mas o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp garantem que conseguiram autorização do Dnit, para que o 5º BEC assuma a conclusão dos arremedos de obras públicas, atiradas às traças durante anos, pela incompetência do Dnit e do governo federal. Raupp e Marinha garantem que receberam o aval do diretor do Dnit, Valter Casemiro, para que a turma do Exército comece em breve a trabalhar. Não disseram em que ano o serviço será retomado. Estamos caminhando céleres para os primeiros dez anos das obras nunca concluídas...

BOLSOS CHEIOS

Mesmo com toda a crise, a grana anda rolando solta pela Câmara Municipal de Porto Velho. Pelo menos para alguns bolsos. Teve mais beneficiados, mas pelo menos dois vereadores – o atual Presidente Jurandir Bengala e o ex, Alan Queiroz – colocaram no bolso nada menos do que 100 mil reais cada. Tudo legal, porque seriam diferenças que eles teriam a receber. Mas, num momento em que o legislativo municipal foi obrigado a demitir quase três centenas de servidores, para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal, é surpreendente que haja tanto dinheiro sobrando. Legal é. Mas será moralmente correto? A classe política realmente anda surpreendendo, cada vez mais. Para pior!

PERGUNTINHA

O que você achou sobre o momento de sinceridade no Conselho de Ética da Câmara Federal, quando um deputado chamou um colega de ladrão, safado e vagabundo e o outro retribuiu, denominando seu adversário de picareta e canalha?

Leia o Blog:  www.opiniaodeprimeira.com.br

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS