Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Se você está aprendendo a cozinhar ou já faz isso há anos, é inevitável que cometer a sua parte justa de erros na cozinha. Sim, mesmo os bons cozinheiros e profissionais experientes cometem erros. Isso acontece quando estamos apressados na cozinha ou um pouco preguiçoso, ou somos simplesmentes novos na cozinha.
Alguns dos erros mais comuns você confere nesta lista abaixo.
1. Colocar os ingredientes numa panela fria
Quase todos os chefs aconselham a não colocar nada numa panela antes de esta aquecer. Nem o azeite, o óleo ou outra gordura que utilizar. A justificação é simples: se deitar o azeite na frigideira fria, vai haver mais hipóteses de o deixar queimar, uma vez que este estará mais tempo em contato com o calor enquanto a frigideira aquece. Pior ainda é colocar a carne ou o peixe na panela fria. Isso vai fazer com que a comida absorva mais gordura e haverá mais hipóteses de aquela ficar agarrada ao fundo.
A solução: Primeiro, coloque a panela ou a frigideira vazia no fogão. Depois, deite a gordura e espere um bocadinho até esta aquecer. Só então é que deve pôr a comida. O resultado é a gordura mais saudável e a comida bem tostada. E nada de restos agarrados ao fundo.
2. Pôr a comida diretamente do freezer ou congelador no fogão.
Isso acontece vez ou outra com a maioria das pessoas – seja por causa da pressa, seja por causa da falta de disposição É um erro fatal que vale para o peixe ou para a carne de vaca, de porco ou de galinha. O que vai acontecer é que a comida vai ficar muito cozida por fora e muito mal passada, fria ou mesmo crua por dentro.
A solução: O ideal é deixar sempre a comida 15 a 20 minutos fora do freezer até ficar à temperatura ambiente. Assim o seu prato ficará cozido de forma mais homogénea.
3. Encher demasiado a panela
Erro habitual de quem cozinha para muitas pessoas. E isso leva a cometer o erro número 2 e a colocar o máximo de comida possível na panela ou na frigideira. Resultado: a temperatura vai descer, a umidade vai aumentar e a comida vai ficar cozida em vez de frita ou grelhada.
A solução: Deixar sempre espaço livre entre os vários pedaços de comida – a frigideira nunca pode ficar totalmente coberta. Se for preciso, use uma frigideira maior ou divida a comida em duas frigideiras.
4. Não deixar a carne assentar depois de cozida
Mais um erro frequente. Não deixar a carne descansar depois de cozida vai fazer com que os sucos não sejam absorvidos e se espalhem pelo prato ou pela tábua quando cortar. Assim, a carne ficará mais seca e menos saborosa. E isto aplica-se a um simples bife ou a um lombo inteiro.
A solução: O que deve fazer é deixar sempre a carne assentar durante, pelo menos, cinco minutos depois de cozida. O tempo depende do tamanho: para um bife bastam cinco minutos, para um frango espere 20 minutos antes de o cortar – é o tempo que leva o interior a absorver os sucos liberados durante a cozimento. Para evitar que a carne arrefeça, enrole-a numa folha de papel de alumínio.
5. Não ler a receita completa antes de começar
Esta é habitual, não é? Geralmente começam a ler uma receita e o entusiasmo é tal que nem sequer consiguem acabar. O problema é que, às vezes, só lá no meio é que percebem que não tinha todos os ingredientes. Ou que, no fim do texto, é que explica o primeiro passo da preparação.
A solução: Relaxe, respire fundo e leia tudo até ao fim. Depois confirme os passos e veja se tem todos os ingredientes de que precisa. 5 minutos de leitura irão fazer uma grande diferença.
6. Cozinhar no meio do caos
Ou é a tábua que é pequena demais, ou é o balcão que está todo desarrumado ou é a cozinha que está cheia de gente... Para cozinhar é preciso espaço e alguma ordem. Isso vai deixá-lo mais tranquilo e vai reduzir o risco de trapalhadas, de misturas de sabores ou até de contaminação da comida.
A solução: Limpe bem a bancada antes de começar, arrume tudo o que estiver fora do lugar para liberar espaço, separe antes os utensílios de que vai precisar e escolha criteriosamente a faca que vai usar – só por ter uma faca preferida, não quer dizer que possa fazer tudo com ela: a faca com que vai cortar a carne não pode ser a mesma com que vai descascar a cebola.
Estes foram só os seis erros mais frequentes. Mas não pense que são os únicos. Observe e com o tempo irá aprender o que vai deixa-lo mais confortável e seguro para que seus pratos fiquem melhores e seus convidados mais satisfeitos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!