Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
" Só liguei para dizer que estou com saudade". Há quanto tempo você não ouve esta frase?
Falar ao telefone se tornou algo demodê? Na era das redes sociais, do “ curti”, do e-mail, das mensagens via whatsapp, ligar para um número se tornou uma atividade quase em desuso, antiga e quase uma perda de dinheiro e tempo. Para que se alongar ao contar sobre umas férias
maravilhosas se bastam um pouco de selfies e emoticons? Para que falar de amor e de amizade quando se pode enviar um coraçãozinho que pulsa, que faz algum efeito sem precisar se esforçar tanto?
Para redescobrir a voz, seus tons, seus sotaque, a risada. Para diminuir o silêncio. Eis o porquê. A algumas coisas não podemos renunciar. Menos mensagens estáticas, mais palavras ditas em um telefonema, deveriam ser algumas das regras de amizades e relacionamentos em geral. Podemos argumentar, discutir temas, recuperar uma complexidade de pensamentos que arriscamos perder através da fúria de mensagens fragmentadas.
“ Só liguei para dizer que estou com saudade; Liguei para dizer que te amo ou liguei para saber como você está”, ainda fazem mais efeito do que muitas frases escritas e estáticas.
Vale a maior razão para o amor. O sentimento fica em risco com apenas um emoticon, uma palavra ou frase reduzida “ sinto sua falta” ou “ penso em você”, digitadas quase que no piloto automático. Não. Sejamos mais estranhos: Vamos telefonar, pelo menos de vez em quando.
Por uma questão de economia, o proprio Facebook dispõe de recursos de chamadas e funciona muito bem. Outro recurso de voz ainda muito utilizado é o Skype, que permite uma conversa com imagens e aproxima aqueles que vivem distantes.
Receber uma mensagem é bom, mas a longo prazo, se manisfestar utilizando apenas estes recursos é insano. O risco de desilusão entre os amantes e namorados é grande, dizem por aí. Whatsapp deixa espaço para a imaginação e à simulação do sonho que se quer sonhar. A voz e seus tons aproximam as pessoas e dissipam as ilusões. E ninguém disse que isso é ruim.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!