A Capela Santo Antônio de Pádua é uma das raras heranças do antigo município de Santo Antônio do Rio Madeira, que pertencia ao Mato Grosso, criado em 1908, extinto e anexado a Porto Velho em 1944, quando foi instalado o Território Federal do Guaporé.
O início da construção da capela remonta ao ano 1910, realizada com doações de devotos e de diretores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para aquisição do terreno e para erguer o templo.
A primeira missa foi feita pelo padre Raimundo Oliveira pároco de Humaitá, com a capela ainda em construção.
A inauguração oficial se deu em setembro de 1914. Com a extinção do município de Santo Antônio, que chegou a ter três mil habitantes, a população foi se mudando para Porto Velho e o local foi ficando deserto, tendo o teto da capela desabado.
Foi feita uma campanha para a reconstrução do prédio, que guardou algumas das características originais. A igreja (normalmente) fica aberta diariamente para visitação, com missas celebradas aos domingos às 10 horas. Possui uma festa anual dia (13), de junho com uma semana de atividades, que culminam com o arraial no dia de Santo Antônio.
Endereço: Estrada de Santo Antônio, 563.