A fumaça intensa das queimadas em Rondônia causou o cancelamento de dois voos da companhia aérea Azul que fariam o trajeto entre Cuiabá (MT) e Vilhena (RO), na terça-feira (27). Segundo informações da empresa, a visibilidade reduzida no município tornou impossível a aterrisagem e decolagem no Aeroporto de Vilhena – Brigadeiro Camarão (BVH), comprometendo a segurança dos passageiros e da tripulação.
A Situação não é inédita. Na ultima semana, outros dois voos que operavam no mesmo trecho foram desviados para aterrisagem no Aeroporto de Ji-Paraná devido a densa fumaça que se espalha pela região. E Vilhena não é a única cidade afetada: recentemente, voos que pousariam em Porto Velho tiveram que ser desviados para outros aeroportos pelo mesmo motivo, gerando um transtorno para os passageiros.
Rondônia vem apresentando números alarmantes em relação aos indicies de queimadas, o que tem afetado drasticamente a qualidade do ar. A falta de chuva fez com que a fumaça se espalhasse por varias regiões do estado, causando sérios problemas de saúde nas cidades do estado.