REDETRILHAS: Melhores destinos em cada região do país para praticar cicloturismo

RedeTrilhas oferece informações sobre percursos do tipo no território nacional, incluindo os ideais aos amantes da bicicleta

REDETRILHAS: Melhores destinos em cada região do país para praticar cicloturismo

Foto: MTur

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Junto ao turismo de natureza e ao turismo de aventura, o cicloturismo, uma das atividades do setor que mais cresce no Brasil, atrai diversos praticantes que adoram conferir as belas paisagens e biomas do país. Nesta segunda-feira (19.08), comemora-se o Dia Nacional do Ciclista, e o Ministério do Turismo separou opções de trilhas para quem não perde um passeio.
 
A fim de fortalecer e promover atividades turísticas realizadas a partir de meios de transporte não motorizados, como a bicicleta, o governo federal disponibiliza a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas), que identifica roteiros em meio à natureza.
 
A iniciativa é realizada por voluntários da sociedade civil em parceria com os ministérios do Turismo, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
Parte das trilhas, sinalizadas com o símbolo de pegadas amarelas e pretas, pode ser percorrida de bicicleta.
 
“Atualmente, o Brasil conta com cerca de 10.604 km de trilhas sinalizadas para caminhantes e/ou ciclistas, que já são produtos turísticos consolidados, conforme recente mapeamento realizado pelo Boletim de Inteligência do Mercado de Trilhas do Brasil”, comenta a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Fabiana Oliveira.
 
Confira dicas do Ministério do Turismo para a prática de cicloturismo, separadas pelas cinco regiões do país:
 
 
REGIÃO NORTE - Localizada no Acre, abrangendo os municípios de Brasiléia e Xapuri, a Trilha Chico Mendes corta seis seringais. No percurso, é possível acompanhar o trabalho dos extrativistas, comer de sua comida, dormir nos redários rústicos próximos de suas casas e viver uma experiência muito além do pedal. Após o jantar e antes do merecido sono, pode-se ouvir “causos” de seringueiros sobre animais e seres sobrenaturais e imaginários da floresta. A trilha possuiu 54 km de distância e ainda oferece experiências como cachoeira, visita a comunidades tradicionais, observação da coleta de castanha, da flora, da fauna e rapel.
 
 
NORDESTE - Localizada na Paraíba, entre as cidades de Araruna, Dona Inês, Riachão, Tacima e Cuité, a trilha Caminho das Ararunas é uma opção para quem procura aventura na natureza e trekking em regiões serranas, reunindo mais de 125 km de percurso. No trajeto, turistas e paraibanos ainda podem se hospedar em casas de camping, residências de moradores ou pousadas e hotéis da região. As experiências oferecidas no local passam por observação astronômica, de aves e flora, gruta, sítios arqueológicos e visita a comunidades quilombolas.
 
 
CENTRO-OESTE - Em Goiás, o Caminho dos Veadeiros engloba os municípios de Formosa, Planaltina de Goiás, Água Fria de Goiás, São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante. A trilha, que possuiu 490 km e tem uma duração de aproximadamente nove dias de bicicleta, integra o Caminho dos Goyazes, também componente da RedeTrilhas. O Caminho dos Veadeiros conecta trilhas no Cerrado e estradas que acompanham o relevo da Serra Geral do Paranã e toda a sua variedade de paisagens, com cachoeiras, escalada, canionismo, observação de fauna, tirolesa e muita hospitalidade goiana.
 
 
SUDESTE - No estado de Minas Gerais, o Caminho Saint Hilaire tem 192 km de ciloturismo, com duração estimada de 9 dias. O percurso forma um corredor natural, histórico, religioso, cultural, gastronômico e medicinal de povos tradicionais. Em uma das mais belas regiões da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço Meridional, o trajeto conecta 11 comunidades e três cidades importantes para o turismo mineiro: Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro. O caminho proporciona cachoeiras, grutas, observação astronômica, da flora, experiências rurais e terapias integrativas.
 
 
SUL - No Rio Grande do Sul, a Trilha Cassino Barra do Chuí abrange as cidades de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, em um percurso de 223 km. O visitante percorre caminhos entre conchas, dunas, naufrágios e faróis, pela zona da Estação Ecológica do Taim e próximo à Lagoa Mangueira. No trajeto, pode-se desfrutar de experiências como a observação de aves, fauna e flora, além de belas praias e ruínas de naufrágios históricos.
 
 
REDETRILHAS - A Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade é uma iniciativa do governo federal destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro. A RedeTrilhas foi instituída pela Portaria Conjunta n° 407, de 19 de outubro de 2018, e regulamentada pela Portaria Conjunta nº 500, de 15 de setembro de 2020, como resultado da cooperação entre o então Ministério do Meio Ambiente, o MTur e o ICMBio.
 
 
ORIENTAÇÕES - O Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo - Trilhas do Brasil, idealizado pelo Ministério do Turismo, reúne 32 roteiros de longo curso e informações relevantes ao turista. Entre elas, as distâncias em quilômetros; o grau de dificuldade dos trajetos; a duração do percurso em dias; os biomas disponíveis; a altimetria das regiões; os municípios envolvidos; como chegar; redes sociais e QR Codes que direcionam para mapas das trilhas e atividades e experiências ofertadas em cada uma delas.
 
 
Clique AQUI e acesse a 11ª edição do Boletim.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS