Agora consolidado como um dos pontos turísticos de Porto Velho (RO), o Memorial Rondon, localizado no entorno da capela de Santo Antônio e com vista para o Rio Madeira, o espaço tem uma grande coleção histórica e etnográfica e se destaca dos museus cotidianos e com mais de 400 peças em seu acervo, promove uma conversa com o passado.
No meio do mato espesso, o ambiente remete à selva que um dia o marechal ousou desbravar. Em exibição no espaço externo do memorial os visitantes podem adentrar uma oca indigena, idêntica às antigas habitações dos amazonenses originais.
Mato-grossense de nascimento, o marechal encontrou em Rondônia um espaço físico para preservar sua história. O Centro Cultural Indígena exibe uma coleção diversa de objetos culturais, remetendo o apreço e zelo de Rondon pelos povos originários, cuidadosamente mediado pela equipe do memorial.
Os visitantes também podem usufruir de filmes, interagir com objetos históricos seculares e por um momento imaginar como era a vida daqueles que não tinham o mundo na palma da mão.
É fácil chegar no de ônibus e carro, e o memorial funciona de terça a domingo das 10:00 às 16:00. A entrada é gratuita.