Com mais de 2 quilômetros, o Espaço Alternativo de Porto Velho (RO) é a porta de entrada da capital rondoniense. As grandes avenidas da ‘pista’ reúnem as dualidades que a capital tem a oferecer. Entre vendedores com carrinhos de sorvete e barraquinhas de cachorro quente, também é possível encontrar fisiculturistas se exercitando em academias ao ar livre e maratonistas de mini-shorts correndo pelas calçadas.
O Espaço Alternativo é onde a população porto-velhense se reúne para se exercitar. Em 2022, Porto Velho foi a capital com o maior número de adultos obesos, fazendo com que espaços amplos e públicos como o Espaço Alternativo se tornassem cada vez mais necessários.
Obviamente, por se tratar de uma cidade tão diversa, o Espaço Alternativo de Porto Velho não poderia unir apenas a comunidade da geração saúde. Vendedores ambulantes oferecem ótimas opções de sorvete nos mais múltiplos estilos. Italianinha, sorvete de chapa e milkshake são apenas algumas delícias geladas que podem ser encontradas na pista.
A história também se instala no Espaço Alternativo. Réplicas de monumentos históricos como o trem da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e do portal de entrada da muralha do Real Forte Príncipe da Beira fazem parte do panorama do ponto turístico. O local também abriga uma grande passarela, com iluminação dinâmica, projetada pelo arquiteto Lorenzo Villar.
Além disso, existe espaço para fé e para o intangível. O oratório de Nossa Senhora de Loreto é um espaço especial e íntimo, localizado já no final da pista. Construído com contribuições de frequentadores da capela Nossa Sra. de Loreto, o local conta com um jardim contemplativo que acolhe todos aqueles que necessitam de um momento de paz.
O Governo do Estado de Rondônia, recentemente, revelou aspirações para revitalizar o Espaço Alternativo. Até outubro de 2023, o governo pretende reformar as calçadas, implantar ciclovias, construir novos playgrounds e até novos espaços para pets na pista. A cada dia, fim de semana ou feriado, o Espaço Alternativo se consolida cada vez mais como um local da união porto-velhense.