TURISMO: Palácio Rio Madeira, onde os servidores do Governo de Rondônia batem ponto

Inaugurado em 2015, o Centro Político Administrativo (CPA) é a casa do Governo Estadual e abriga cerca de 5.500 trabalhadores

Você já se perguntou por onde andam aqueles que devem cuidar do estado de Rondônia? Se sim, a resposta é no Centro Político Administrativo (CPA), ou Palácio Rio Madeira, situado na cidade de Porto Velho (RO) e localizado na Avenida Farquhar.
 
FOTO: GOVERNO DE RO / Reprodução
 
Inaugurado em 2015, o Palácio Rio Madeira é imponente, ocupando mais de 49 mil metros quadrados. A estrutura tem 11 andares e é composta por cinco prédios. Todas as janelas do CPA são refletivas, em um azul ciano que transita entre o mal gosto e a estética de um consultório de dentista do início dos anos 2000.
 
Se fosse gente, o Palácio seria um homem alto e branco - pouco diferente do governador que iniciou a idealização da construção, Ivo Cassol. Curiosamente, e por coincidência, quando delineada a vista aérea, as circunferências do Palácio se assemelham com as iniciais do então governador.
 
Cada um dos cinco prédios do CPA carrega o nome de um rio. 
 
A edificação central - Anexo Rio Pacaás Novos - abriga o gabinete do Gov. Marcos Rocha. Já o Anexo Rio Machado, abriga a Secretaria do Estado de Saúde.
 
Os anexos Rio Jamari e Rio Guaporé, são as casas da Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia e também da Secretaria Estadual da Educação, respectivamente. 
 
O Anexo Rio Cautário, que faz parte da edificação curva central à esquerda, é a casa da Secretaria da Justiça e a da Segurança, Defesa e Cidadania
 
FOTO: ALTO NOTÍCIAS / Reprodução
 
É difícil passar pela frente do Palácio Rio Madeira sem desviar o olhar e apreciar a arquitetura. As torções de pescoço e viradas de olhar talvez sejam mero efeito colateral das proporções monumentais do edifício, que custou aproximadamente mais de 175 milhões de reais para ser construído. Ou, talvez, o espanto com a grandeza do monumento seja emanado do retrogosto na garganta da população toda vez que se lembra do custo. 
 
Vale a pena conferir o Palácio Rio Madeira, seja para presenciar a iluminação de Natal ou apenas para visitar a sede do Governo Estadual ou uma de suas secretarias. Seja pelo orçamento milionário ou pelo tamanho, não há como negar: o CPA é impressionante.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS