TURISMO: Prédio do Relógio é joia da coroa porto-velhense

Apesar de septuagenário, edifício foi preservado e carrega história do município

TURISMO: Prédio do Relógio é joia da coroa porto-velhense

Foto: Prefeitura de Porto Velho / Reprodução

 
Localizado no encontro das avenidas Sete de Setembro e Farquar, o Edifício da Administração da Estrada de Ferro - mais conhecido como Prédio do Relógio - é um lembrete da riqueza histórica do município de Porto Velho (RO).
 
A edificação foi inaugurada no dia 15 de janeiro de 1950, e hoje abriga a Prefeitura de Porto Velho. Entretanto, na época de sua idealização, o prédio funcionava como a sede administrativa da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
 
Foto: IBGE / Reprodução
 
O prédio foi projetado pelo arquiteto carioca Armando Costa e construído durante a gestão do então governador Joaquim de Araújo Lima. Do lado de fora, o edifício se assemelha a uma locomotiva. 
 
Na entrada principal estão à mostra vitrôs, que representam os ciclos econômicos da região. A linha férrea, o Rio Madeira e a flora da Amazônia são alguns dos assuntos apresentados nos vidros coloridos do prédio.  
 
Foto: Prefeitura de Porto Velho / SECOM / Reprodução
 
O nome ‘Prédio do Relógio’ é na verdade um apelido, batizado pela população portovelhense, justamente por conta do relógio instalado na torre mais alta do edifício. O maquinário é da marca francesa Jacques Perret, e era ligado a um sino que tocava a cada quinze minutos, e servia como referencial de tempo para os cidadãos do município.
 
Apesar de ter mais de 70 anos, a estrutura original do prédio foi totalmente preservada. A edificação foi reformada pela gestão municipal em 2019 para receber os gabinetes do prefeito. 
 
Foto: IBGE / Reprodução
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS