TURISMO: Rio Madeira, a veia aberta de Rondônia

De suma importância para o desenvolvimento sociocultural e histórico de Rondônia, o Rio Madeira é um dos cartões postais de Porto Velho (RO).

O Rio Madeira é o maior afluente do Rio Amazonas. De suma importância para o desenvolvimento sociocultural e histórico de Rondônia, o Rio Madeira é um dos cartões postais da capital, Porto Velho (RO).
 
O Rio Madeira possui a maior biodiversidade do mundo. São mais de mil espécies de peixes, sendo 40 raras e desconhecidas. Nele, são encontradas diversas espécies de peixes de grande porte como pirarara, dourada, jaús e piraíbas.
 
O rio Madeira é considerado um rio jovem, e com curso ainda em formação. Tem uma extensão de cerca de 3,3 mil km e nasce na Cordilheira dos Andes.
 
No período de verão, o Rio Madeira inunda grandes áreas de planície vegetal, carregando troncos e árvores de madeira - fato que explica a origem do nome.
O Rio só recebe o nome de Madeira no território brasileiro. Os indígenas, por exemplo, chamam o rio de Cuyari, que significa amor. Já pelos nativos, ele era conhecido como Iruri - ‘o rio que treme.’
 
O rio é corredor de exportação, e também foi escolhido pelo Governo Federal para gerar energia elétrica através de duas usinas hidrelétricas, Jirau e Santo Antônio.
Em 1979, iniciou-se a corrida mineradora no Rio Madeira. A Cooperativa dos Garimpeiros de Rondônia estima que em 34 anos de exploração foram retiradas quase 300 toneladas de ouro legalizadas. Atualmente, o garimpo continua em áreas legais e ilegais.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS