COMPETIÇÃO: Mais de 360 mil viagens no Brasil são motivadas pelo esporte

No Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, o MTur ressalta a importância da prática não só para a saúde, mas também como forte motivadora de viagens

COMPETIÇÃO: Mais de 360 mil viagens no Brasil são motivadas pelo esporte

Foto: Fernando Madeira/MTur

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta quinta-feira (06) é comemorado o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz e o Ministério do Turismo tem vários motivos para agradecer a quem prática e promove o esporte, que, além de trazer saúde, também ajuda a fomentar o turismo brasileiro. Em 2021, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua Turismo, 363,6 mil turistas que viajaram pelo país a lazer, tiveram como motivação praticar ou assistir esportes.
 
 
Além de movimentar as viagens de brasileiros, a prática também foi responsável trazer visitantes de outros países. Dados do Perfil de Demanda Turística Internacional, realizado pelo Ministério do Turismo, apontam que 2,4% dos turistas internacionais que vieram ao país à lazer tinham motivações relacionadas ao esporte.
 
 
Esporte + turismo é uma dupla de sucesso que só potencializa os destinos turísticos. No Brasil, essa união encontra um ambiente estimulante, por conta da diversidade natural, cultural e de atrativos, o turista esportivo tem um grande leque de opções para praticar seu esporte favorito. A cidade do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, brilhou nesse quesito e foi escolhida pela segunda vez consecutiva como o principal destino da América do Sul em turismo de esportes, pelo World Travel Awards, iniciativa global que reconhece a excelência em viagens e turismo. Não é para menos, pois o Rio oferece esportes de várias modalidades, sejam eles de natureza (como arborismo e trilhas), realizados no mar (surf, standup paddle, entre outros) ou nas ruas da cidade (como as corridas, prática de skate e patins, lutas, etc).
 
 
A “Cidade Maravilhosa” é apenas umas das cidades brasileiras que tem esse poder de encantar o turista esportivo. De Norte a Sul, o viajante vai encontrar uma mistura de beleza com acesso a práticas esportivas em diferentes modalidades. Para quem gosta de natureza, a dica é visitar um dos parques naturais do Brasil ou as belas Chapadas e chapadões espalhados no país. 
 
 
Para os amantes das águas, mergulhos e esportes para lá de molhados podem ser desenvolvidos nos rios e mares nacionais, como nas cidades de Bonito (MS), no Jalapão (TO), ou no Parque Nacional de Anavilhanas (AM), contemplado pela beleza do rio Negro e por uma diversidade de fauna e flora. 
 
 
Sua preferência é esporte urbano? Que tal correr em alguma maratona, como na Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo (SP), que acontece no dia 31 de dezembro e reúne milhares de atletas de vários perfis (inclusive atletas com deficiência); ou a Volta Internacional na Pampulha, em Belo Horizonte (MG), com seus 17,8 quilômetros?
 
 
Agora que você já sabe que a aliança entre esporte e turismo é um caminho que só traz benefícios, escolha aí a sua modalidade esportiva e já trace o próximo roteiro a ser visitado. Boa viagem!
 
 
MAIS SOBRE A DATA – O Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz foi estabelecido em 19 de agosto de 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorar o potencial do esporte para a educação e formação cívica dos cidadãos. O lema da data é: Assegurando um Futuro Sustentável e Pacífico para Todos: a Contribuição do Esporte.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS