PARCERIAS: Governo pretende desenvolver turismo em comunidades indígenas

Primeira ação em conjunto será projeto Experiências do Brasil Original, que vai apoiar a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país

PARCERIAS: Governo pretende desenvolver turismo em comunidades indígenas

Foto: Divulgação

Uma reunião na tarde da última quarta-feira (15) entre as ministras do Turismo, Daniela Carneiro, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, selou o início de uma parceria para fomentar o turismo de base comunitária em comunidades indígenas, preservando as tradições locais. A prática da atividade de forma sustentável permitirá a geração de emprego e renda das comunidades que optarem por aderir à iniciativa.

 
“Esse é um turismo desenvolvido integralmente tendo como base os três pilares da sustentabilidade - ambiental, econômico e social - e que atende a um anseio da sociedade de buscar cada vez mais o turismo de experiência e que valoriza fortemente os saberes locais. Então, acredito que o turismo pode ser um grande aliado dos povos indígenas”, avaliou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
 
 
Na ocasião, a ministra Sonia Guajajara aceitou o convite da ministra Daniela Carneiro para participar, no próximo dia 23 de março, de um evento em Sergipe para lançar a inciativa Experiências do Brasil Original, que contará, ainda, com a parceria dos ministérios da Igualdade Racial e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O projeto apoiará a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país, valorizando e conferindo visibilidade a indígenas e quilombolas.
 
 
A iniciativa prevê ações de diagnóstico, capacitação, estruturação e comercialização, possibilitando também a inserção de produtos e serviços e fortalecendo o turismo de base comunitária, tendo como foco empreendimentos e experiências lideradas por mulheres.
 
 
“Temos uma série de oportunidades. É muito interessante essa parceria com o Ministério do Turismo e nossas comunidades precisam de apoio. Temos várias realidades no Nordeste, no Sul, Centro-Oeste, Sudeste, por exemplo. São áreas que podemos estruturar e valorizar, desde à agricultura, gastronomia ao artesanato, gerando renda e promovendo a cultura”, comentou a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.
 
 
FUNAI - Outra ação prevista é uma parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para incentivar ações que promovam o ecoturismo e o etnoturismo de base comunitária em Terras Indígenas, de forma responsável, contribuindo para a valorização da sociobiodiversidade, da história e das culturas, a equidade social, o protagonismo comunitário, a salvaguarda das tradições, dos costumes, dos saberes e fazeres indígenas, entre outros.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS