PARCERIAS: Governo pretende desenvolver turismo em comunidades indígenas

Primeira ação em conjunto será projeto Experiências do Brasil Original, que vai apoiar a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país

PARCERIAS: Governo pretende desenvolver turismo em comunidades indígenas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma reunião na tarde da última quarta-feira (15) entre as ministras do Turismo, Daniela Carneiro, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, selou o início de uma parceria para fomentar o turismo de base comunitária em comunidades indígenas, preservando as tradições locais. A prática da atividade de forma sustentável permitirá a geração de emprego e renda das comunidades que optarem por aderir à iniciativa.

 
“Esse é um turismo desenvolvido integralmente tendo como base os três pilares da sustentabilidade - ambiental, econômico e social - e que atende a um anseio da sociedade de buscar cada vez mais o turismo de experiência e que valoriza fortemente os saberes locais. Então, acredito que o turismo pode ser um grande aliado dos povos indígenas”, avaliou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
 
 
Na ocasião, a ministra Sonia Guajajara aceitou o convite da ministra Daniela Carneiro para participar, no próximo dia 23 de março, de um evento em Sergipe para lançar a inciativa Experiências do Brasil Original, que contará, ainda, com a parceria dos ministérios da Igualdade Racial e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. O projeto apoiará a estruturação de roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país, valorizando e conferindo visibilidade a indígenas e quilombolas.
 
 
A iniciativa prevê ações de diagnóstico, capacitação, estruturação e comercialização, possibilitando também a inserção de produtos e serviços e fortalecendo o turismo de base comunitária, tendo como foco empreendimentos e experiências lideradas por mulheres.
 
 
“Temos uma série de oportunidades. É muito interessante essa parceria com o Ministério do Turismo e nossas comunidades precisam de apoio. Temos várias realidades no Nordeste, no Sul, Centro-Oeste, Sudeste, por exemplo. São áreas que podemos estruturar e valorizar, desde à agricultura, gastronomia ao artesanato, gerando renda e promovendo a cultura”, comentou a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.
 
 
FUNAI - Outra ação prevista é uma parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para incentivar ações que promovam o ecoturismo e o etnoturismo de base comunitária em Terras Indígenas, de forma responsável, contribuindo para a valorização da sociobiodiversidade, da história e das culturas, a equidade social, o protagonismo comunitário, a salvaguarda das tradições, dos costumes, dos saberes e fazeres indígenas, entre outros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS