PERIGOSOS: Aeroporto brasileiro está na lista dos 'mais bizarros do mundo'

Sites de viagens elencaram os 10 aeroportos erguidos nos ambientes mais peculiares do planeta, como em ilhas, ao lado de abismos ou no meio de avenidas

PERIGOSOS: Aeroporto brasileiro está na lista dos 'mais bizarros do mundo'

Foto: Divulgação

 

O transporte aéreo é um dos mais eficientes que podemos ter, mas muitas pistas de decolagem e pouso não são tão comuns, causando estranheza e em alguns casos, até um certo medo. Já pensou em pousar em neve compactada, no meio de uma metrópoles, ao lado de uma praia, em uma ilha ou até mesmo a beira de um abismo?
 
 
Esses são só alguns dos aeroportos mais bizarros do mundo, de acordo com levantamentos dos sites Budgetair e Times of India. Os rankings mostram que nem sempre os locais escolhidos para instalar um terminal aéreo são os mais adequados, mas por falta de espaço ou por comodidade, eles acabam sendo erguidos em ambientes peculiares. Confira os 10 mais bizarros: 
 
Aeroporto de Kansai, localizado no Japão
 
 
 
 
Localizado em uma ilha completamente artificial de 4 km de comprimento e 2,6 km de largura, o Aeroporto de Kansai é o primeiro aeroporto offshore (no mar) do mundo. Inaugurado em 1994 é um dos mais sofisticados do planeta e conta com duas pistas de pouco mais de 3,5 km cada. Para acessar o continente, os passageiros atravessam uma ponte via carro ou trem.
 
 
Aeroporto Internacional de Wellington, localizado em Nova Zelândia
 
 
 
 
Que tal um mergulho? Na Nova Zelândia, a pista do principal aeroporto do país fica na orla, ao lado de uma praia movimentada e cheia de surfistas. Devido a proximidade, o aeroporto faz simultaneamente um trabalho para impedir que aves e outras espécies nativas cheguem perto da estrutura aeroportuária.
 
 
Aeroporto de Gibraltar, localizado em Gibraltar
 
 
 
 
O aeroporto chama atenção por ter uma pista de pouso e decolagem cortada pela principal estrada do território, a Winston Churchill Avenue. Com isso, toda vez que um avião precisa da pista, a estrada fica fechada. Por se tratar de um lugar pequeno e com poucos voos, a interrupção não causa muitos transtornos.
 
 
 
Aeródromo de Phoenix, localizado na Antártida
 
 
 
 
O aeródromo demorou cerca de três anos para ficar pronto. Na construção foram usados rolos pesados de mais de 70 toneladas para criar camadas de neve tão densas quanto o concreto. Nenhum outro aeródromo do mundo usa neve compactada para o pouso de aviões com rodas. O local foi inaugurado em 2017 e serve a Estação McMurdo, dos EUA.
 
 
 
Aeroporto Changi de Singapura, localizado em Singapura
 
 
 
 
Considerado um dos melhores aeroportos do mundo, o Aeroporto Changi de Singapura é grandioso e com diversos atrativos. Um jardim com mais de 1 mil borboletas tropicais, um cinema onde passageiros podem assistir a um filme de graça se tiverem que esperar um pouco mais pelos voos, e um escorregador de 40 pés são apenas alguns exemplos de atrações disponíveis. 
 
 
Aeroporto de Tenzing-Hillary, localizado no Nepal
 
 
 
 
 
Além de bizarro, esse é um aeroporto localizado em uma das regiões mais perigosas do mundo. Tenzing-Hillary é o ponto de chegada para os alpinistas que vão escalar o Monte Everest. A estrutura fica a 2.846 metros de altitude e tem uma pista de 527 metros – bastante curta para qualquer tipo de voo. Além disso, o aeroporto fica no meio de montanhas, um local extremamente nublado que dificulta a visibilidade dos pilotos.
 
 
Aeroporto Juancho E. Yrausquin, localizado na Ilha de Saba
 
 
 
 
Com estrutura de apenas 400 metros de extensão, o Aeroporto Juancho E. Yrausquin, da ilha holandesa de Saba, no Caribe, é um do que tem pista de pouso e decolagem mais curta. Outro agravante é que fica rodeado por altas colinas e as duas pontas dão de cara com o mar.
 
 
Aeroporto de Macau, na China
 
 
 
 
O aeroporto de Macau — local colonizado por Portugal, mas que hoje é uma região autônoma da China — chama a atenção porque a pista fica em uma estreita faixa de terra sobre o mar. O local foi construído artificialmente, tem 3.360 metros de comprimento, 45 metros de largura e é o único para pousos e decolagens da região.
 
 
 
Aeroporto de Gisborne, localizado na Nova Zelândia
 
 
 
 
O aeroporto de Gisborne tem uma pequena estrutura de voos domésticos do interior da Nova Zelândia e chama atenção por uma linha ferroviária que cruza a pista principal. Em contrapartida, o trem não oferece serviço de passageiros desde 2001 e precisa de autorização do órgão de aviação cada vez que as máquinas a vapor precisam atravessar o aeroporto.
 
 
Aeroporto de Congonhas, localizado no Brasil
 
 
 
 
 
Um dos aeroportos mais movimentados da América Latina tem uma característica que deixou os editores dos sites Budgetair e Times of India chocados: Congonhas fica a apenas 11 quilômetros do centro de São Paulo.
 
 
 
E essa característica do aeroporto está relacionada com o pior acidente aéreo da história do Brasil. Em 17 de julho de 2007, um voo da TAM vindo de Porto Alegre para Congonhas não conseguiu frear e ultrapassou os limites da pista. A aeronavem planou sobre a avenida Washington Luís e coligiu com o prédio da TAM Express e com um posto de gasolina. 199 morreram no acidente — todos os 187 passageiros e tripulantes a bordo e mais 12 pessoas em solo.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS