VIAGEM: Dispensa de entrevistas para vistos para os EUA será ampliada

Apesar dos EUA ter ampliado a dispensa de entrevistas para vistos até o fim do ano, Leonardo Leão, especialista em Direito Internacional, afirma que quem planeja viajar ao país deve se preparar antecipadamente

VIAGEM: Dispensa de entrevistas para vistos para os EUA será ampliada

Foto: Divulgação

O governo dos Estados Unidos estendeu até o fim deste ano uma autorização importante. Essa autorização permite que consulados e embaixadas dispensem, quando necessário, a realização da entrevista presencial para emitir certos tipos de vistos.
 
 
Vale lembrar que os EUA já tinham posto isso em prática no ano passado para diminuir o tempo de espera de brasileiros não imigrantes na obtenção de vistos. Inclusive, esse tempo está chegando a 16 meses.
 
 
Assim, com essa ampliação, funcionários consulares podem dispensar entrevistas pessoais para novas solicitações de vistos ou renovações, até 31 de dezembro de 2023. Porém, isso ocorrerá de acordo com cada caso.
 
 
Dispensa de entrevistas para vistos: veja as categorias elegíveis
 
Além disso, de acordo com a medida adotada pelos Estados Unidos, qualquer renovação de visto, incluindo de negócio e turismo (B1/B2), por exemplo, poderá obter a dispensa da entrevista. Isso se o visto anterior não tiver vencido há mais de 48 meses.
 
 
Também, oficiais consulares poderão dispensar a exigência de entrevistas nos casos de primeiro pedido ou renovação do visto H-2. É importante dizer que esse visto é voltado para estrangeiros que vão aos EUA realizar trabalhos temporários e sazonais.
 
 
Ainda, poderão ser isentos da entrevista solicitantes dos três tipos de visto de estudo e intercâmbio, F, M e J. Além dos vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q (que são basicamente de trabalho, estágio, incluindo atletas). Isso é possível caso já tenham recebido um visto americano antes, e nunca tenham tido um pedido de entrada nos EUA negado.
 
 
Assim, o Departamento de Estado divulgou que: “reconhece o impacto positivo das viagens aos Estados Unidos por estudantes estrangeiros e portadores de visto de trabalho temporário na economia dos EUA e está comprometido em facilitar as viagens de não imigrantes e reduzir ainda mais o tempo de espera de vistos.”
 
 
“Temos o prazer de anunciar que o Secretário de Estado determinou a extensão da autoridade dos funcionários consulares para dispensar entrevistas pessoais para certas categorias de vistos de não imigrante até 31 de dezembro de 2023”, finaliza o comunicado.
 
 
Leonardo Leão comenta sobre a dispensa de entrevistas para vistos
 
Nesse sentido, Leonardo Leão, advogado, especialista em Direito Internacional, consultor de imigração e sócio da Leao Group comenta que existem 187 tipos de vistos para os EUA. Além disso, os brasileiros buscam, principalmente, pelos vistos de turismo e negócios.
 
 
Leonardo Leão, advogado, especialista em Direito Internacional, consultor de imigração e sócio da Leao Group (Foto: Divulgação)
 
 
Isso acontece os Estados Unidos estão entre os top destinos dos brasileiros para viagens turísticas no exterior. Tanto que, segundo o Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos EUA, mais de 6,2 milhões de brasileiros têm o visto norte-americano de turismo. Desses, 682 mil foram concedidos de janeiro a novembro do ano passado.
 
 
Ademais, nos onze meses de 2022, mais de 1 milhão de brasileiros se aventuraram em solo americano para atividades turísticas. Dessa forma, o Escritório aponta que o Brasil foi o sétimo país que mais enviou viajantes aos EUA.
 
 
“Os Estados Unidos estão atuando para facilitar a ida de não imigrantes ao país com a dispensa de entrevista para alguns casos de concessão de visto. Mesmo assim, quem planeja viajar ao país deve se preparar antecipadamente, com um ou dois anos, para evitar problemas de última hora”, afirmou Leonardo.
 
 
Ter atenção e verificar os sites oficiais
 
No entanto, a decisão de dispensar a entrevista cabe aos funcionários consulares, que poderão exigir que ela aconteça mesmo nos casos elegíveis de isenção. Dessa forma, de acordo com as condições de cada posto diplomático. Então, os candidatos devem verificar os sites das embaixadas e consulados para obterem informações mais detalhadas.
 
 
“A Leao Group trabalha com todos os tipos de visto, de imigrantes e não imigrantes. Fazemos um planejamento imigratório de acordo com o perfil de cada pessoa que pretende viajar ao país”, explicou o advogado.
 
 
“Nossa consultoria é focada em realizar o sonho dos brasileiros, desde os que querem visitar os Estados Unidos, os que pretendem trabalhar ou investir no país, até quem quer obter o green card. Cada situação depende de um planejamento diferenciado e um atendimento individualizado. Tudo é possível”, complementou Leão.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS