DIFERENTES: Glamping é o turismo em acampamentos glamourosos

Inspirado nos safaris africanos, o Brasil já mergulha nessa cultura e os viajantes podem encontrar no Jalapão, Cambará do Sul, Serra da Mantiqueira e em outros locais campings para lá de luxuosos

DIFERENTES: Glamping é o turismo em acampamentos glamourosos

Foto: Divulgação

Acampar com glamour? Sim! Essa é combinação que tem ganhado o coração dos turistas, conhecida como Glamping, uma nova forma de turismo que fornece hospedagem em campings glamurosos. O conceito surgiu na África em meio aos safaris e foi adaptado e personalizado para os Estados Unidos e Europa, tornando-se popular em várias partes do mundo. 
 
 
Esse meio de hospedagem é ideal para quem procura uma experiência de imersão com a natureza integrada a lugares mais rústicos e naturais, sem abrir mão, é claro, do conforto e da sofisticação.
 
 
Os acampamentos glamurosos podem ter várias categorias: dos mais “rústicos”, oferecendo apenas o conforto de uma boa cama e um banho quente, até aqueles que proporcionam uma experiência de luxo completa, com decoração especial, gastronomia local, e serviços diferenciados (como spa e passeios personalizados. Em alguns lugares, é possível encontrar também cama do estilo king size com lençóis requintados, máquinas de chá/café e profissionais de segurança.
 
 
Os glampings podem estar localizados em florestas, cidades, margens de rios ou no meio de um deserto. Confira alguns deles:
 
 
JALAPÃO – Com conforto e segurança, os acampamentos do Jalapão, em Tocatins, trazem hospedagem ao estilo safari africano com camas confortáveis, banheiro em cada tenda, salas de banho com água aquecida, e refeições inclusas, como café da manhã, almoço, jantar e lanches durante a visitação.
 
 
O passeio proporciona aos turistas conhecer os atrativos naturais famosos, como os fervedouros, a Cachoeira da Formiga entre dunas, rios de águas cristalinas e chapadões. Também é possível ter contato com a cultura local e ver, de pertinho, artesanato e espetáculos, tudo isso em meio a um céu brilhante de estrelas.
 
 
Os passeios podem ser realizados em veículos 4x4, assim como no safari africano e são cercados de praias e florestas do Rio Novo, intensificando o contato com a natureza e proporcionando a visão de lugares belíssimos. Os carros são próprios para a estrada na região e a viagem neles faz com que o visitante respire ar puro.
 
 
CAMBARÁ DO SUL – A hospedagem no local é feita em charmosos casulos de madeira, com vista para os Campos de Cima da Serra. As barracas são de luxo com um deck privativo, hidromassagem e paisagem privilegiada. O turista também pode optar pela acomodação em cabanas rústicas com deck de madeira, lareira e hidromassagem. Em Cambará do Sul, também é possível realizar passeios de balão que contemplam 50 minutos de vista da Terra dos Cânions.
 
 
BEIRA RIO – Na Península de Maraú (BA) o viajante desfrutará de um cenário natural e rústico, porém, confortável e tranquilo à beira-mar. O glamping está localizado a apenas 100 metros de distância da Praia de Algodões, umas das mais lindas do estado, fazendo com que a imersão na natureza seja ainda mais marcante.
 
 
NO CERRADO – No coração do Brasil, mais especificamente em Pirenópolis (GO), é possível encontrar um glamping com design “diferentão”, contando com um domo (uma espécie de cúpula) transparente que proporciona uma linda vista para o pôr do sol enquanto o viajante aprecia a maciez da cama, deitado nela. Achou pouco? O lugar ainda tem jacuzzi romântica na varanda e um ambiente cercado pelo cerrado.
 
 
NA SERRA – Perfeito para algumas noites de descanso, também em formato de domo e todo construído em madeira em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, o acampamento de luxo é um dos principais pontos turísticos da cidade. O glamping permite uma vista para apreciar as cadeias de montanha de Monteiro Lobato e toda a simplicidade da roça, sem deixar de lado o glamour.
 
 
Já o viajante que escolher o destino Serra da Canastra, em Minas Gerais, vai encontrar um glamping que também traz o luxo da hospedagem embaixo de um domo, mas com um preço ainda mais acessível. Oferecendo conforto e ainda disponibilizando violão, binóculos e livros sobre a flora e fauna da região, o glamping da região permite uma imersão completa na cultura e relaxamento em meio a natureza local.
 
 
CADASTRO – Todos as empreendimento de glamping devem, segundo a Lei do Turismo, estar regularmente cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. O cadastro é feito gratuitamente pelo site e oferece várias vantagens para os negócios que estão na plataforma, como qualificação, financiamento, apoio em eventos e feiras e outros. O Cadastur garante mais conforto e segurança para turistas e para empreendimentos.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS