CIDADE MARAVILHOSA: Confira lugares para um bate e volta no Rio de Janeiro

Para quem está curtindo férias ou feriado na Cidade Maravilhosa, alguns passeios bate e volta saindo da capital fluminense são opções ótimas; confira

CIDADE MARAVILHOSA: Confira lugares para um bate e volta no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Conhecido por ser um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, o Rio de Janeiro é de tirar o fôlego. Calçadão de Ipanema, pôr do sol entre montanhas e mar e água de coco formam uma excelente combinação para turistas e moradores.
 
Para quem está procurando um programa diferente para dar uma escapadinha dos pontos mais “batidos” da metrópole, o Conexão123 separou alguns passeios incríveis de bate e volta do Rio de Janeiro.
 
 
Maricá
 
 
Divulgação
 
 
Maricá é um paraíso natural, com 46 km de praias, próximas de lagoas, rios e montanhas com cachoeiras. Isso faz da cidade o cenário perfeito para quem procura beleza natural e muito sol. A distância entre a cidade do Rio de Janeiro e Maricá é de 59 km, indo pela Rodovia Amaral Peixoto (Ponte Rio - Niterói). O tempo do percurso é de aproximadamente 1h.
 
 
Um dos pontos turísticos de destaque em Maricá é a Cachoeira do Espraiado, uma ótima opção para visitar com a família e passar um dia relaxante. Situada próxima ao centro da cidade, a atração é formada por uma pequena queda d’água, de cerca de 3 m de altura, originada pelo represamento artificial de parte do córrego que banha o local.
 
 
A Orla da Lagoa das Amendoeiras é outra atração que merece uma visita. A revitalização do local foi finalizada em dezembro de 2018. Ao longo de quase 1 km, o trajeto conta com quadras de vôlei de praia e futevôlei, aparelhos de ginástica, ciclovia e parquinho infantil.
 
 
Além dessas atrações, não deixe de conhecer as melhores praias de Maricá, entre elas a Praia de Itaipuaçu, que é extensa e tem uma areia fofa e branquinha, perfeita para crianças e práticas esportivas. Destaque também para a Praia da Barra de Maricá, localizada entre a Praia de Aeronáutica e a Praia de Guaratiba. É um point badalado da cidade, especialmente durante o verão e feriados ensolarados.
 
 
Ilha de Paquetá
 
 
Divulgação
 
 
Ilha dos Amores, Pérola da Guanabara e Jardim dos Namorados. Esses são alguns apelidos da Ilha de Paquetá, um bairro cinematográfico do Rio de Janeiro.
 
 
Por lá o cenário é diferente, parece até locação de novela de época. As ruas são de saibro, não há prédios e nem cerros, o meio de transporte mais comum é a bicicleta, embora haja também carrinhos elétricos que não poluem e não fazem barulho.
 
 
A viagem a Paquetá é feita por barcas que saem diretamente da Praça XV. Para chegar até a praça, é possível ir de carro ou pegar o metrô até a estação Carioca e depois caminhar mais uns 10 minutos até o porto. A passagem custa R$ 7,70, e a duração do percurso é 1h10 aproximadamente. A embarcação é climatizada, tem assentos confortáveis, banheiros limpos e ambulantes que vendem comidas e bebidas.
 
 
Os principais pontos turísticos da Ilha de Paquetá incluem a bela Praia de José Bonifácio, também chamada de Praia da Guarda. Tem esse nome porque é justamente nela que se encontra a antiga casa de José Bonifácio, local que serviu como prisão domiciliar do estadista. Como a propriedade é privada, não é possível visitá-la, mas sempre rola uma foto da área externa.
 
 
Outra atração imperdível é a Casa de Artes Paquetá, o mais importante centro cultural da região, onde regularmente acontecem recitais e saraus. Seu acervo fixo conta com biblioteca e obras de arte que compõem o Centro de Memória da Ilha, disponíveis para consultas e pesquisas. Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h.
 
 
Barra de Guaratiba
 
 
Divulgação
 
 
Barra de Guaratiba é um bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, ainda pouco explorado turisticamente, mas perfeito para quem gosta de natureza, praia e aventura. Essa é uma ótima opção para quem quer aproveitar as férias de janeiro ou o feriadão além das praias cariocas mais conhecidas.
 
 
Para quem sai do centro do Rio, de carro, a melhor opção é percorrer a Linha Amarela. E para quem estiver saindo da Zona Sul é só ir pela Autoestrada Lagoa Barra (Autoestrada Eng. Fernando Mac Dowell). Já saindo da Barra da Tijuca, basta seguir beirando a orla sentido Recreio dos Bandeirantes. O tempo estimado da viagem é de 2h.
 
 
Há muito o que fazer na Barra de Guaratiba, como se aventurar em um rapel na Pedra da Tartaruga. Além de experimentar uma atividade superdiferente, o turista pode aproveitar o visual incrível das praias selvagens. Esse rapel é para quem ama uma adrenalina. O praticante fica completamente pendurado na corda, no topo da rocha, e precisa descer devagar. Preço: R$ 130 por pessoa.
 
 
Famosa pela foto “arriscada” à beira do penhasco, a Pedra do Telégrafo é quase um passeio obrigatório em Barra de Guaratiba, além de um dos lugares mais instagramáveis do Rio de Janeiro. Para chegar a esse mirante, é preciso percorrer uma trilha de cerca de meia hora. De lá, o visual é uma verdadeira imensidão de azul, verde e montanhas.
 
 
A trilha é considerada de nível fácil e, apesar da subida íngreme, pode ser percorrida em cerca de 50 minutos. Vale a pena o esforço porque o visual é realmente incrível. Não dá para deixar de fazer um clique icônico ali, posando sobre a rocha que se projeta acima da cidade, dando a impressão de estar à beira do precipício. Na verdade, ela está bem próxima do chão, e dá pra fazer a foto com total segurança.
 
 
As praias selvagens do Rio de Janeiro são paradisíacas. As mais tranquilas de Barra de Guaratiba são perfeitas para se desconectar. Para chegar, é necessário fazer uma trilha, com cerca de 3,5 km, que começa na Praia da Barra de Guaratiba (na Rua Parlon Siqueira, quase em frente a Praia do Centro). As trilhas são de nível intermediário e não há grandes dificuldades. Existem, sim, alguns trechos com pedras, mas, na maior parte do trajeto, há apenas mato e areia.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito a isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS