HISTÓRIA: Placa do KM 1, da Madeira-Mamoré, no bairro Triângulo, é reinaugurada

Local faz parte da rota ferroviária, espaços estratégicos que contam o enredo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

HISTÓRIA: Placa do KM 1, da Madeira-Mamoré, no bairro Triângulo, é reinaugurada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A fim de promover o mercado turístico de Porto Velho e honrar a história da cidade, a Prefeitura realizou nesta terça-feira (13) a reinauguração da placa do KM 1, no bairro Triângulo. A recuperação do monumento faz parte do processo de revitalização dos espaços da rota ferroviária, locais que contam o enredo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).
 
"Essa placa foi furtada há muitos anos e, hoje, graças ao empenho das secretarias municipais e principalmente pelo apoio financeiro do grupo Rovema, podemos resgatar parte da nossa história. Porto Velho começa com a construção da EFMM, aqui no bairro Triângulo, e por isso vamos continuar buscando revitalizar o bairro até o final do ano que vem. A revitalização, além do resgate da nossa história, também é interesse turístico para quem vem conhecer a nossa capital, sendo ‘gás’ para nossa economia", falou o prefeito Hildon Chaves.
 
O trabalho é uma ação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), através do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), com investimento do grupo Rovema. Além da reinauguração da placa, também foi inaugurado um totem com informações sobre a história do bairro.
 
Bairro recebeu diversos serviços de resgate dos monumentos históricos
 
A revitalização do espaço foi solicitada em uma reunião com um grupo de moradores do bairro para reconhecimento da localidade como um capítulo histórico da ferrovia. Nos últimos meses, o bairro recebeu serviços de terraplanagem, paisagismo e resgate dos monumentos históricos, a fim de se tornar um espaço turístico com locais de comércio criativo com gastronomia, artesanato, praça, mirante e museus.
 
"Aqui é onde a história da capital e de Rondônia começa de fato. Porto Velho deve sua existência a este local, pois nesses barracões é que a cidade começou a surgir. Resgatar esta placa número 1, é resgatar a memória deste povo. É trazer mais um espaço de lazer e de resgate da história de pessoas que vivenciaram, trabalharam e morreram por isso daqui. É um momento muito importante para nós historiadores e para a população em geral", explicou o historiador Célio Leandro.
 
Os trabalhos também acontecem através da parceria com as pastas municipais de Meio Ambiente (Sema), Serviços Básicos (Semusb), Obras e Pavimentações (Semob), de Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Semagric), bem como da Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
"O foco da nossa gestão é fortalecer o turismo receptivo de Porto Velho, e por isso nós unimos uma força-tarefa entre várias secretarias para revitalizar este espaço, mostrando os trilhos que estavam enterrados e colocando uma réplica da placa do KM 1 que havia sido furtada. É mais um ponto receptivo para os porto-velhenses e visitantes", falou a titular da Semdestur, Glayce Bezerra.
 
Participaram da cerimônia de inauguração das placas o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, os secretários municipais de Agricultura, Gustavo Serbino, e de Meio Ambiente, Alexandro Pincer, o diretor do grupo Rovema, Adélio Barofaldi, a representante dos moradores do bairro Triângulo, Maria Clara, o superintendente da Iphan, Augusto Silva, o vereador e historiador Alex Palitot, além dos ex-trabalhadores da ferrovia Lorde Brown e Moisés, e historiadores.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS