MERCADO: Brasil está se preparando para receber turistas da China

O resultado da seleção está publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (05.12)

MERCADO: Brasil está se preparando para receber turistas da China

Foto: Divulgação

 

 O Ministério do Turismo divulgou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (05.12) o resultado do processo de credenciamento das agências de turismo que estão aptas a recepcionar grupos de turistas chineses no Brasil. A seleção realizada anualmente, faz parte de um memorando assinado com a China, denominado Status de Destino Aprovado (ADS, na sigla em inglês), que tem o objetivo principal de fomentar o fluxo de turistas entre os dois países.
 
Ao todo, foram 39 empresas credenciadas. Veja lista AQUI.
 
Agora, o Ministério do Turismo encaminhará a relação das agências de turismo credenciadas para as autoridades chinesas e para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
 
A China é um dos principais emissores de turistas para o mundo: cerca de 150 milhões de chineses viajam anualmente ao exterior. Entre 2019 e 2021, dos mais de 9,2 milhões de turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil, 77.235 eram chineses.
 
“Com os atrativos naturais e os investimentos em infraestrutura turística feitos nos últimos anos, o Brasil se torna mercado potencial para esse público tão diverso. Por isso, a qualificação é importante e essencial para recebê-los da melhor forma possível”, explicou o ministro do Turismo, Carlos Brito.
 
COOPERAÇÃO - Em setembro de 2017, a China firmou um acordo para a facilitação de vistos com o Brasil. O acerto definiu um prazo de validade de cinco anos às autorizações de turismo, permitindo múltiplas entradas e um período de estada de 90 dias, renováveis por até outros 90, a cada 12 meses. Antes do acordo, cujas regras começaram a valer no dia 1º de outubro do ano passado, o visto geralmente era aceito por três meses.
 
Já em maio de 2018, o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo daquele país, acertaram uma parceria inédita para a estruturação de roteiros customizados, que ampliem a presença dos asiáticos no Brasil.
 
Brasil e China também reforçaram o compromisso com o fortalecimento do turismo, por meio da Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), realizada em maio entre os vice-presidentes dos países.
 
CAPACITAÇÃO – Em parceria com a Embratur, o Ministério do Turismo tem realizado uma série de ações de para promover a aproximação turística com a China, entre elas capacitações específicas. Ano passado, reuniu representantes de agências de viagens e de secretarias estaduais de Turismo em um webinar abordando o potencial do Brasil para atração de turistas chineses.
 
Na ocasião, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, defendeu o empenho pela facilitação do fluxo bilateral de viagens e apontou o poder do Brasil de cativar o interesse de chineses. “O Brasil tem paisagens naturais e uma riqueza cultural icônicas. Além disso, é um importante ponto de conexão para cruzeiros transoceânicos, capaz de despertar o interesse de chineses em conhecer o país. Temos plena confiança no futuro da nossa cooperação turística”, comentou.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS