LOCAL: Comunidade do Lago Cuniã recebe ação de turismo

Ação acontece a partir desta terça-feira (6) e vai até a quinta (8)

LOCAL: Comunidade do Lago Cuniã recebe ação de turismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), em parceria com o Conselho Empresarial de Turismo (Conetur), realizam a partir desta terça-feira (6) uma ação de turismo de base comunitária na Resex Lago do Cuniã. O turismo de base comunitária é um processo de construção junto ao Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), que promove o protagonismo das comunidades atribuindo o modo de viver como principal atrativo desta atividade turística.
 
A ação acontece até quinta-feira (8), com capacitações, desenvolvimento de logomarca local para fortalecer a identidade da localidade, mapeamento da oferta turística, diagnóstico das necessidades de adequações para melhorar a infraestrutura turística de maneira sustentável sem causar impactos negativos ao meio ambiente.
 
Uma programação diversificada está prevista, com intervenções artísticas e culturais sob a coordenação da equipe de cultura do Serviço Social do Comércio de Rondônia. A Semdestur elaborou um plano de ação tendo como base o documento norteador elaborado pelo Instituto Rondoniense de Turismo (Irtur) junto ao ICMBio.
 
Esse plano de ação pretende preparar as comunidades da Resex Lago do Cuniã para o turismo receptivo, onde o turista possa conhecer o modo de viver da cultura ribeirinha através da culinária local, ambiente natural, moradia, trabalhos extrativistas, com trocas de experiências com os moradores.
 
O trabalho será desenvolvido através de parceria com esferas institucionais e empresariais, para um trabalho de capacitação técnica, de forma sustentável, fortalecendo a oferta turística sem perder suas características. A ação contará com a presença da especialista em turismo de base comunitária do Sesc/RR, Sabrina Viana, para somar com a expertise em desenvolvimento junto ao corpo técnico da Semdestur.
 
Para a secretária Glayce Bezerra, as comunidades tradicionais são grupos que possuem culturas diferentes e peculiaridades. "Precisamos organizar essas comunidades e criar mecanismos para potencializar suas riquezas naturais e culturais. A exploração da atividade turística de maneira sustentável propõe a conservação dos recursos naturais e da identidade beiradeira do nosso povo, preservando sua cultura, tanto no que diz respeito à organização social quanto à religião, economia e ancestralidade”, enfatiza.
 
PROGRAMAÇÃO
 
6 de dezembro
 
7h30: Previsão de chegada na margem do rio Jamari para travessia com os bandeirinhas
 
7h45: Travessia até São Carlos
 
8h40: Visita técnica em São Carlos
 
10h: Previsão de saída para Lago Resex Cuniã
 
10h20: Comunidade Pupunhas. Casa Paçoca (artesanato)
 
10h40: Tour pelas comunidades
 
11h: Parada estratégica no Balneário Cachoeirinha
 
11h40: Seguir à Comunidade Silva Lopes
 
12h: Chegada na Comunidade Silva Lopes. Acomodação no alojamento ICMBio
 
14h - 16h: Visitação nas comunidades de Araçá e Neves
 
17h: Reunião na Comunidade Silva Lopes
 
18h30: Exibição da Mostra Beradeira - Águas Que Me Tocam
 
7 de dezembro de 2022
 
5h30. Teste do alvorecer Lago do Cuniã
 
6h15: Retorno
 
08h - 11h: Capacitação "Qualidade no Atendimento ao Turista"
 
14h -17h: Corredor Cultural - Coordenação de Cultura/Sesc RO: Intervenções Artísticas a título de fortalecimento cultural Beradeiro
 
15h - 16h: Oficina de criação da Marca Resex Lago do Cuniã e caricaturas Beradeiras
 
18h30: Após pôr do sol, Mostra Beradeira, com a exibição do filme: Nazaré do Verde ao Barro
 
8 de dezembro
 
8h30 - 10h: Reunião com as lideranças. Apresentação do protótipo da Marca: Resex Lago do Cuniã
 
10h30: Partida para São Carlos
 
11h30: Retorno a Porto Velho
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS