VALOR: Passagens aéreas sobem cinco vezes mais que a inflação

A recuperação do setor após a pandemia da Covid-19 tem sido mais lenta, apesar da procura por viagens ter aumentado

VALOR: Passagens aéreas sobem cinco vezes mais que a inflação

Foto: Divulgação

 

Os preços das  passagens de avião estão cada vez mais caras e isso é perceptível por qualquer pessoas que estejam em busca de um voo para viagens a trabalho ou lazer. Para se ter uma ideia, nos últimos 12 meses, a inflação geral do país subiu 8,2% enquanto que as tarifas aéreas bateram a marca de 42,9%, a maior alta da história e cinco vezes mais que a taxa de inflação.
 
A pergunta que fica no ar seria o porquê esse números aumentaram tanto em curto período de tempo. De acordo com a Forbes, o primeiro motivo seria por conta da recuperação econômica do setor aéreo depois do impacto da pandemia. A indústria chegou a ficar paralisada por completo depois das medidas de restrição e a recuperação segue lenta. Depois, em maio desse ano, a Rússia entrou em guerra contra a Ucrânia, o que aumentou substancialmente os custos dos combustíveis.
 
Outra razão seria que, nos últimos meses, o setor chegou a ter uma recuperação extraordinária com uma grande busca por viagens, mas ainda falta fornecimento de materiais, incluindo escassez de mão de obra, atrasos na entrega de aeronaves e outros problemas.
 
Apesar do estado crítico, o setor de turismo está muito confiante nesta recuperação e as grandes empresas aéreas já encomendaram novos aviões para suprir o número de buscas por viagens de férias de fim de ano e para as festas de Natal e Ano Novo.
 
Os preços das passagens devem permanecer alto durante a alta temporada e estima-se que para o Natal as tarifas estarão 55% acima do ano passado e 19% acima dos níveis anteriores à pandemia.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS