LAZER: Viajar está no topo da lista de desejos dos brasileiros no pós-pandemia

Pesquisa encomendada pela Meta com usuários de rede sociais mostra que 66% dos entrevistados querem viajar no segundo semestre de 2022

LAZER: Viajar está no topo da lista de desejos dos brasileiros no pós-pandemia

Foto: Divulgação

 

Mais do que comprar um imóvel, voltar a estudar ou comprar um carro, os brasileiros querem fazer as malas e explorar destinos turísticos. Segundo o estudo "Narrativa Travel – 2022”, divulgado pela Meta (administradora de algumas das principais redes sociais utilizadas no Brasil), 55% dos entrevistados acreditam que viajar é muito importante para suas vidas e 66% pretendem viajar no segundo semestre de 2022. A pesquisa foi realizada em maio de 2022 e contou com a participação de 500 entrevistados.
 
A maioria (60%) dos entrevistados planejam viagens para dentro do Brasil, em cidades de outros estados brasileiros, reforçando a tendência crescente do turismo interno. A principal razão para realizar uma viagem é o lazer: 79% das pessoas irão viajar por este motivo, enquanto 39% vão visitar familiares e/ou amigos. Além disso, 61% dos consultados disseram viajar para relaxar e 16% viajam para conhecer novas culturas, experiências e histórias.
 
Com relação a forma de obter informações, o estudo apontou que 63% dos entrevistados buscam sites especializados, enquanto 54% usam sites de busca da internet. Já 53% dos consumidores utilizam sites de companhias aéreas ou de hotéis; 46% pesquisam em páginas de agências de viagens e 34% acessam páginas, sites ou blogs especializados em viagens.
 
No quesito hospedagem, 70% dos entrevistados sentiram vontade de se hospedar em um hotel/acomodação em que um influenciador digital especializado estava hospedado e 30% dos viajantes irão se hospedar em um cruzeiro na próxima viagem.
 
REDES SOCIAIS - De acordo com o estudo, o Instagram é a rede social mais utilizada na busca de dicas de viagem: 25% dos entrevistados utilizam informações desta rede social, enquanto 16% dos entrevistados usam informações do WhatsApp e 15% preferem o Facebook.
 
TURISMO EM CRESCIMENTO - Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor deve crescer 5,1% neste ano. A estimativa é maior do que a registrada pela entidade no último mês, quando foram estimados 4,1% de expansão em comparação com 2021.
 
O volume da receita do setor de serviços, onde o turismo está incluído, também foi revisado, passando de 2,5% para 2,9%. O índice positivo foi impulsionado pelos aumentos de receita obtidos por empresas de transporte aéreo e rodoviário de passageiros, restaurantes, hotéis, locação de automóveis, e serviços de bufê.
 
A retomada dos mais de 50 segmentos relacionados ao turismo também ampliou a oferta de empregos formais no país. Segundo o estudo, no acumulado entre outubro de 2020 a julho de 2022, 380 mil novas vagas de empregos foram geradas no Brasil. Os destaques ficaram por conta das aberturas líquidas de vagas nas atividades de bares e restaurantes (+281,5 mil) e serviços de hospedagem (+68,9 mil).
Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Suíça nesta segunda-feira (28)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS