Veja o calendário de celebrações para o mês de setembro no Brasil

São 142 eventos cadastrados no mês nove do ano. Confira alguns deles e programe a próxima viagem para curtir as festas nacionais

Veja o calendário de celebrações para o mês de setembro no Brasil

Foto: Divulgação

 

 

O mês que marca o início da primavera está recheado de festas e tradições regionais. Boas oportunidades para conhecer o Brasil! O Calendário de Eventos do MTur é uma ferramenta que auxilia na programação de viagem do turista apaixonado por festejos. Feito de forma colaborativa, no Calendário estão inseridos eventos que acontecem de norte a sul do país e que podem ser consultados mês a mês, facilitando a pesquisa do viajante.
 
Para setembro, a ferramenta do MTur conta com 142 eventos espalhados em diversas cidades. Gastronomia, festivais, tradições populares e religiosas, feiras de tecnologia, eventos esportivos e cívicos são alguns dos atrativos que estão listados no Calendário. A Agência de Notícias do Turismo selecionou alguns, mas você pode ter acesso a todos do mês de setembro no Calendário de Eventos, CLICANDO AQUI.
 
Entre os dias dois e 10 de setembro, os municípios de Aquiraz, Fortaleza e Caucaia, no Ceará, serão palco da 4ª edição do MolokaBRA Downwind, um evento esportivo onde serão realizadas três dias de provas de velejo nas modalidades Kitesurf, Hobie Cat 16, Hydrofoil, Wing Foil e Windsurf e três dias de provas de remo nas modalidades Stand Up Paddle, VA’A, Paddleboard e Surfski. A competição acontecerá em condições clássicas de downwind (a favor do vento), que desafiam os competidores experientes e de alta performance. Encontros virtuais, congresso técnico, treinamentos na raia da competição são alguns dos diferenciais do evento, que pode ser acompanhado por quem é apaixonado por esportes aquáticos.
 
De 9 a 11 de setembro acontece o Forró Alegre, em Alto Alegra, município de Roraima. O evento é uma festa tradicional da cidade e tem como objetivo divulgar a cultura do forró e reunir a comunidade. A atração é uma oportunidade para incluir visitantes das cidades vizinhas e, claro, os apaixonados por forró. Além de muita música tradicional, a atração movimenta a economia local, gerando emprego e renda para a região.
 
Em Paraíso do Tocantins, no estado do Tocantins, acontece, entre os dias 15 e 17 de setembro, o Festival do Chambari, uma tradição gastronômica que é realizada todos os anos e oferece ao visitante um cardápio variado e inovador que tem como base o chambari ou chambaril (carne da perna do boi). As opções vão desde o prato típico chambaril com arroz e farinha até o sanduíche feito à base da iguaria. O público conhece adaptações do alimento, além de viver uma experiência gastronômica diferenciada que inclui momentos culturais com a apresentação de artistas e interação com os chefes de cozinha, na cozinha show.
 
Já Belo Horizonte, em Minas Gerais, será palco, entre os dias 14 e 16 de setembro, do Expocasório. A feira de casamento reúne em um só espaço as mais diversas necessidades das noivas na hora de planejar um casamento dos sonhos. Movimentando a economia e trazendo empresas e viajantes interessados no tema, a Feira reúne fornecedores, agência de viagens, salões de festa, fotógrafos e tudo que envolve o universo do matrimônio. A ocasião é espaço de troca de experiências e geração de negócios.
 
No Rio Grande do Norte, a cidade de Acari será sede da 20ª Semana de Museus, uma ação de promoção dos museus brasileiros que une instituições museológicas em torno de atividades para todos os públicos. O evento acontecerá entre os dias 19 e 24 de setembro e envolverá toda a comunidade. Será momento, ainda, do visitante imergir um pouco mais na cultura local, que também será valorizada e divulgada ao longo da atração.
 
Em Canindé, no Ceará, os tradicionais Festejos de São Francisco das Chagas vão acontecer entre os dias 24 de setembro a 4 de outubro, movimentando fiéis em romaria ao segundo maior santuário franciscano do mundo (o primeiro é Assis, na Itália) e o maior das Américas. O evento inicia com uma celebração eucarística na Basílica e com o hasteamento das bandeiras do Brasil da cidade de Canindé e do padroeiro São Francisco. São dez dias de novenário, missas, vias sacras, batismos, eucaristia e diversas demonstrações de fé e devoção.
 
Já o município de Braço do Trombudo, em Santa Catarina, vai realizar, entre os dias 23 e 26 de setembro, a Festa da Integração Cultural. O evento tem como objetivo resgatar, valorizar e promover a cultura dos colonizadores da cidade, em sua maioria alemães, italianos e austríacos. Através da música, dança e outras expressões culturais, a ação busca promover a integração cultural em um grandioso evento regional que recebe, de braços abertos, turistas e moradores de outras regiões.
Direito ao esquecimento

Você já decidiu em quem votar para deputado(a) estadual, federal, senador(a) e presidente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS