DESENVOLVIMENTO: Colorado do Oeste dá largada para estudos de seu Plano Municipal de Turismo

Convênio firmado entre o município e o Sebrae deve viabilizar estudo

DESENVOLVIMENTO: Colorado do Oeste dá largada para estudos de seu Plano Municipal de Turismo

Foto: Divulgação

 
 
Colorado do Oeste também vislumbrou uma vertente de desenvolvimento que pode ser viabilizada pelo turismo. Uma reunião com o prefeito José Ribamar de Oliveira, a secretária municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Jenifer Keila Coutinho, técnicos do município e representantes do Sebrae na região marcou o início dos trabalhos a serem desenvolvidos por consultores contratados. 
 
O Plano Municipal de Turismo é um documento norteador das ações que devem ser implementadas pelo município para o bom desenvolvimento da atividade turística. Estão previstos um diagnóstico da situação atual e um prognóstico, que é pensar estrategicamente o turismo pelos próximos anos. 
 
Para o Sebrae, é fundamental que o gestor público perceba a oportunidade em ordenar e planejar o turismo em seu município: “Parabenizamos o prefeito José Ribamar e equipe por ter percebido esse modelo de desenvolvimento que o turismo pode gerar. Um turista impacta dezenas de outras atividades e isso gera um círculo virtuoso de desenvolvimento. O estudo deve apontar qual caminho Colorado do Oeste deve tomar para o desenvolvimento da atividade e deve refletir os anseios locais”, disse Samuel Almeida, diretor superintendente do Sebrae. 
 
Além disso, o Plano Municipal de Turismo de Colorado do Oeste é uma inciativa totalmente aderente à estratégia do programa Cidade Empreendedora e Inovadora, uma iniciativa do Sebrae Nacional que apoia os municípios na geração de um ambiente de negócios. 
 
O documento vai espelhar a realidade local, a vocação e a necessidade do município no que se refere ao turismo na região e que, após passados todos os trâmites necessários, será o documento orientador da economia do turismo no município. É através desse documento que serão compartilhadas as obrigações da gestão municipal e dos empresários e as contribuições de todos, inclusive do terceiro setor. 
 
Num primeiro momento, a coleta de dados é feita com as informações de que o município dispõe. Numa segunda etapa, equipes de campo fazem um trabalho para coleta de informações in locu: atrativos turísticos e demais equipamentos para consolidar informações, interpretá-las para construir o diagnóstico e definir as estratégias do plano de ação a ser desenvolvido. 
 
Toda a atuação do Sebrae no turismo, além do programa Cidade Empreendedora e Inovadora, também está ancorada e em aderência às propostas do Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur), colegiado que tem o Sistema Fecomércio à frente e que tem como objetivos ordenar e profissionalizar o turismo no estado. 
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero). 
Direito ao esquecimento

Você assiste programa eleitoral na televisão?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS