EM RO: Sebrae dá início a estudos para elaboração de planos de turismo

Estudos deverão conter as diretrizes básicas para as municipalidades desenvolverem a atividade

EM RO: Sebrae dá início a estudos para elaboração de planos de turismo

Foto: Divulgação

Que o turismo é uma grande atividade geradora de empregos, todos concordam. É necessário, porém, ordenar e planejar a atividade de maneira que o setor se desenvolva sustentavelmente, gerando divisas e empregos e ajudando a manter os patrimônios naturais e culturais de uma localidade. O Sebrae em Rondônia iniciou o estudo de três municípios do interior que solicitaram apoio neste sentido: Colorado do Oeste, Cacoal e Ariquemes.
 
Atendendo ao programa Cidade Empreendedora e Inovadora, cujos todos os 52 municípios do estado aderiram, e que estabelece em seu oitavo eixo de desenvolvimento o apoio setorial, o turismo vem sendo um dos setores mais apontados pelas lideranças locais como relevante para esse eixo.
 
“Precisamos institucionalizar o turismo como grande vetor de desenvolvimento local, uma vez que se faz turismo de negócio, de aventura, cultural, etnológico, enfim, um leque grande de oportunidades que os municípios de Rondônia podem oferecer. Com apoio dos atores locais ligados ao trade turístico, como municípios, empresários e demais prestadores de serviços, poderemos ter um grande documento que norteará as ações vindouras que serão desenvolvidas pelos municípios e os atores locais”, diz Samuel Almeida, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia.
 
Os municípios de Colorado do Oeste, Cacoal e Ariquemes firmaram convênio com o Sebrae, cujo objeto é a elaboração de seus respectivos planos municipais de turismo, que serão operacionalizados por consultores contratados pela instituição, dentro do que preconiza o Ministério do Turismo sobre a elaboração de estudos deste tipo.
 
É importante ressaltar que, de posse de um plano como esse, as ações a serem desenvolvidas ficam mais claras, e o papel de cada ator dentro da cadeia produtiva do turismo, também. Com tal estudo, evidencia-se a vocação de cada localidade para o tipo de segmento turístico, faz-se o mapeamento de todos os atrativos locais, e definem-se as estratégias de atuação para potencializar a atividade, que é grande geradora de emprego e renda.
 
A exemplo do que ocorreu com Porto Velho, em que o Sebrae entregou nas mãos do prefeito Hildon Chaves o Plano Municipal de Turismo, a segunda etapa é a sua aplicação na prática. “Não basta termos em mãos apenas as diretrizes. É importante colocá-las em prática, e esta é uma parte fundamental disso, que diz muito respeito aos atores locais”, conclui Samuel.
 
Nesta primeira etapa de estudos são realizadas pesquisas de gabinete com as informações dos órgãos oficiais de turismo locais. Em seguida serão realizadas pesquisas do inventário da oferta turística, e em seguida uma pesquisa de oferta e demanda. Serão elaborados o diagnóstico e o prognóstico da situação, para então definir algumas ações de curto, médio e longo prazos. A expectativa é que os documentos sejam entregues em três meses.
 
Segundo Samuel, as iniciativas são esforços de muitas entidades para o bom desenvolvimento do Turismo em Rondônia: “Além dos municípios que solicitaram a elaboração dos planos, agradecemos aos atores locais que atuam direta ou indiretamente no Turismo. Como é uma cadeia, todos têm grande importância. É uma grande estratégia que o Sebrae vem desenvolvendo no turismo em nosso estado, em especial atendendo um chamamento do Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur), que congrega diversas entidades e é capitaneado pelo Sistema Fecomércio”, concluiu ele.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Direito ao esquecimento

Você acredita que o Brasil pode ser campeão da Copa do Mundo do Catar, que será realizada esse ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS