AFETO: 1 em cada 3 viagens no Brasil é para visitar parentes ou amigos, revela pesquisa

De acordo com recente pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo e IBGE, 46,5% das viagens realizadas no ano de 2021 tinham este objetivo

AFETO: 1 em cada 3 viagens no Brasil é para visitar parentes ou amigos, revela pesquisa

Foto: Divulgação

 

Viajar sempre rende boas histórias e quando é para visitar aquele amigo que mora longe e que não vemos há algum tempo, melhor ainda, não é mesmo? No Brasil, 1 em cada 3 viagens realizadas em 2021 por motivo pessoal foi para encontrar amigos ou parentes em outra cidade ou estado, de acordo com a PNAD Turismo, divulgada pelo Ministério do Turismo e o IBGE.
 
Os sul-mato-grossenses foram os que mais realizaram este tipo de viagem no período, totalizando quase metade (47,5%). Em seguida, aparecem os mato-grossenses (46,5%) e os capixabas (45,9%).
 
Mais do que lazer e diversão, o turismo também é responsável por promover grandes encontros e reencontros entre amigos e familiares pelo país. E no Brasil não faltam destinos para ser cenário desses momentos. Por isso, no Dia do Amigo, celebrado nesta quarta-feira (20.07), a Agência de Notícias do Turismo separou alguns destinos para curtir aquela viagem com o seu melhor amigo.
 
Para começar, que tal uma passadinha na Chapada dos Veadeiros, em Goiás? O destino que reúne cachoeiras, piscinas de águas termais, trilhas, e um belo pôr do sol é um local perfeito para curtir ao lado do seu amigo.
 
Em 2001, o Parque Nacional foi tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, em reconhecimento à rica biodiversidade característica do Cerrado, e pela existência de espécies únicas no local. Além de destino de natureza e de aventura, a chapada proporciona ao visitante experiências esotéricas para quem busca a áurea do misticismo que envolve a região.
 
Se você e seu amigo curtem uma praia, Ubatuba (SP) é o destino! Cercada por mais de 100 praias, o local é indicado para dar aquela passeada e curtir uma aventura com o seu companheiro de viagem.
 
Lá, vocês poderão fazer uma passeio de lancha e de escuna com a possibilidade de ver a olho nu tartarugas e golfinhos, conhecer a Ilha das Couves e suas águas cristalinas, dar uma passada no Castelo dos Arautos – construção gótica medieval – e aproveitar a noite na Rua Guarani, uma das mais charmosas da cidade, com lojas, restaurantes, cafés, bares e galerias de artesanatos. Opções não faltam na cidade do litoral paulista.
 
Na Bahia, Porto Seguro é um das recomendações do Ministério do Turismo. Conhecido por ser o destino de estudantes em viagens de formaturas, o local possui águas calmas e quentes, além de diversas opções noturnas, incluindo a famosa “Passarela do Álcool”.
 
A cidade também abriga os distritos de Trancoso e Caraíva, atrativos imperdíveis para quem gosta de locais calmos. Às margens do belo rio é possível apreciar o pôr do sol, comer um pastel de arraia e mergulhar na água quentinha, que também é ideal para fazer um passeio de stand up paddle (SUP) ou ainda se aventurar descendo o rio de boia.
 
Para finalizar, não poderíamos esquecer de Alter do Chão (PA). Conhecido como “Caribe da Amazônia”, o destino é farto em atributos naturais, que o tornam um dos principais destinos turísticos do Pará. Lugar interessante para dividir com amigos: beleza cênica, atrativos históricos/culturais, gastronomia diferenciada e boa infraestrutura.
 
É uma mistura singular de praia de água doce, areias brancas e a única vegetação amazônica O lugar permite curtir o “verão amazônico”, nos meses de agosto a dezembro, período que o volume das águas diminui, devido a vazante do rio Tapajós.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS