APERTO: Aumento no preço do querosene encarece passagem de avião

Petrobras anunciou reajuste de 3,9% do querosene de aviação (QAV), que acumula alta de 70,6% desde o início do ano

APERTO: Aumento no preço do querosene encarece passagem de avião

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Petrobras anunciou um reajuste de 3,9% do querosene de aviação (QAV), nesta terça-feira (6). Utilizado por aviões de grande porte, o preço impacta na passagem aérea, que, em maio, já sofriam uma inflação de 88,6% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
 
 
O novo aumento do QAV segue uma alta de 70,6% de janeiro a 1º de julho, calcula a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) — em 2021, o combustível ficou 92% mais caro, em relação a 2020. A entidade não estima o quanto o valor das passagens aéreas pode subir com o novo aumento, mas ressalta que o QAV responde por mais de um quarto do preço dos bilhetes. 
 
 
“É um insumo que corresponde a 42%, 45% do preço de cada bilhete aéreo comprado neste país. Nós precisamos urgentemente de um debate para decidir que sociedade, que desenvolvimento econômico e crescimento queremos e como temos que lidar com a precificação de combustíveis no país, porque essa situação está ficando absolutamente insustentável para um conjunto imenso de setores da economia”, pontua o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.
 
 
O valor do QAV é guiado pelo Preço de Paridade de Importação (PPI) da Petrobras, como a gasolina e o diesel, que tiveram aumentos recentes. A Petrobras justifica, em nota, que o aumento busca “equilíbrio” com o mercado internacional. 
 
 
“Conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo. Conforme resultado da aplicação da fórmula contratual, em primeiro de julho foi implementado reajuste médio de +3,9%”, diz.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS