ALEGRIA: Santos juninos unem festas culturais ao turismo religioso

Festas de Santo Antônio, São João e São Pedro trazem milhares de fiéis para os principais destinos do país

ALEGRIA: Santos juninos unem festas culturais ao turismo religioso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Muito além dos shows, quadrilhas e dos deliciosos quitutes culinários, os festejos juninos têm um significado a mais para os religiosos. As comemorações da segunda maior festa popular do Brasil são oriundas das celebrações de padroeiros da igreja católica bastante conhecidos em nosso país: Santo Antônio, São João e São Pedro. São eles, os responsáveis por levar multidões aos tradicionais festejos e por movimentar, também, o turismo religioso nesses destinos.
 
Em Campo Maior, no Piauí, os festejos em honra ao padroeiro Santo Antônio, além da forte identidade religiosa, ajudam a movimentar a economia local, em diversos setores do comércio. De acordo com a prefeitura, apenas na abertura do evento, realizada no fim do mês de maio, eram esperadas cerca de 30 mil pessoas. Uma das principais atrações que atraem os fiéis é o mastro do santo casamenteiro que, neste ano, terá 14 metros, dois a mais do que na última edição do evento. O mastro é carregado pelos religiosos durante a procissão de abertura do festejo até a Catedral de Santo Antônio, onde é erguido.
 
Barbalha, no sul do Ceará, espera 300 mil pessoas nos dias de festividades de Santo Antônio. A comemoração foi reconhecida pela Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro. Em Juiz de Fora (MG), as festas começaram na última semana e trarão atividades para celebrar o padroeiro da cidade, como trezenas, feiras, missas e procissões.
 
Depois do “santo casamenteiro”, São João dá continuidade às festas do mês junino. Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Mossoró (RN) e São Luís (MA) são alguns dos principais destinos que arrastam multidões para as suas celebrações. Além destes, há muitos festejos na Bahia, Alagoas e nos demais estados nordestinos. No Sul, a cidade de São João do Itaperiú (SC) espera receber 15 mil pessoas somente na noite de acendimento da fogueira. Neste ano, a cidade terá uma fogueira gigante de 35 metros.
 
Finalizando o mês, o santo das chuvas, São Pedro, terá a 91ª edição de sua festa em Mirassol (SP). A cidade paulista contará com o tradicional parque de diversões e diversas barracas de comidas. Em Itabuna (BA), o “Ita Pedro – Melhor São Pedro de todos os tempos” vai inserir a cidade no calendário de eventos turísticos criando oportunidades econômicas, além de gerar emprego e lazer. Em Sergipe, mais especificamente no município de Capela, está sendo realizada a 83ª edição da Festa do São Pedro, considerada a maior São Pedro do Brasil.
 
FESTIVIDADES JUNINAS - Os grandes eventos são importantes geradores de fluxo turístico para os destinos brasileiros e são responsáveis pela movimentação econômica de toda a região. Segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, as festas juninas devem movimentar cerca de R$ 2 bilhões nos principais destinos do país. Ainda de acordo com a Pasta, o mês de junho registrou 151 festas de norte a sul do País – sendo mais da metade em festejos juninos – no Calendário de Eventos, que auxilia o turista no momento de planejar suas viagens e escolher destinos com oferta turística diferenciada e diversificada.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS