NORMALIZANDO: Índice de Atividade Turística cresce 29% nos dois primeiros meses do ano

Setores como transporte aéreo e rodoviário, hotéis e restaurantes puxaram a alta no período

NORMALIZANDO: Índice de Atividade Turística cresce 29% nos dois primeiros meses do ano

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os dois primeiros meses do ano foram positivos para o turismo brasileiro. Isso porque, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (12.04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor cresceu 29% no acumulado do primeiro bimestre de 2022. A alta foi puxada pelos segmentos de transporte aéreo de passageiros, hotéis, locação de automóveis, restaurantes e transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê.
 
Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o crescimento pode ser considerado como uma resposta da retomada de diversos segmentos que compõem o Turismo. “Essa é a resposta de que um trabalho sério e comprometido com o nosso setor resulta em resultados positivos para a economia. Isso nos dá mais força para continuar o nosso trabalho, apoiando e fortalecendo o turismo brasileiro, com mais investimento em infraestrutura, qualificação profissional, promoção de destinos, oferta de crédito e parcerias”, pontuou.
 
O levantamento também analisou o índice em 12 unidades da federação, tendo obtido destaque os estados de Minas Gerais (55,8%), São Paulo (37,1%) e Rio Grande do Sul (37%). Quem também apresentou avanço foi a Bahia, com 25,5%, Pernambuco, que registrou 24,1% de aumento e o Rio de Janeiro, com 11,6%, no mesmo período. O índice também cresceu 28,7% em fevereiro quando comparado com o mesmo mês de 2021 - 11ª taxa positiva seguida.
 
Realizada pelo IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País. O levantamento aponta a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS